Foto:
Reprodução
Em entrevista ao iBahia, o médico especialista em Clínica da Dor, Dr. Durval Kraychete (CRM BA – 10486 / RQE – 5672) respondeu as principais dúvidas sobre a dor oncológica.
Foto:
Reprodução
Os pacientes com câncer apresentam uma tríade de estados de dor, que pode ser denominada como dor decorrente da própria agressão tumoral e que está sempre presente e necessita de tratamento contínuo, a dor espontânea (relacionada a queda da concentração do analgésico no sangue) e a dor incidental (decorrente de movimentos, curativos ou outros procedimentos).
Foto:
Reprodução
"As dores oncológicas podem vir do próprio crescimento do tumor, que inevitavelmente pode acontecer, caso o paciente não esteja respondendo ao tratamento. Quanto maior a massa tumoral maior vai ser o estímulo do receptor que percebe a dor", disse o Dr. Durval Kraychete.
Foto:
Reprodução
O médico alerta que a identificação precoce do tipo de dor pode trazer ao indivíduo um alívio mais rápido e confortável. Ele afirma que medicações orais, além de técnicas para alívio da dor, como relaxamento e exercícios físicos são fundamentais para aliviar a dor oncológica.
Foto:
Reprodução
A falta de diagnóstico precoce é um dos fatores que levam os pacientes em tratamento do câncer a sentir muita dor. Para o especialista, essa realidade é uma das falhas na luta contra o tumor maligno.
Foto:
Reprodução
"Infelizmente em pleno século XXI os pacientes oncológicos continuam com a dor subtratada. Isso ocorre a nível mundial. Desse modo, é preciso usar opioides fortes, que são agentes que possuem ações importantes na modulação da dor e que podem ser utilizados em doses um pouco mais altas em pacientes que não tenham nenhum efeito adverso", disse o Dr. Durval Kraychete.
Foto:
Reprodução
Sobre a Clínica da Dor:
Com duas unidades da capital baiana, uma na Rua Macapá, em Ondina, e outra na Avenida Tancredo Neves, a Clínica de Terapia da Dor (CTD) é um espaço voltado para a terapia, prevenção e tratamento da dor que compromete a qualidade de vida humana. Para atender os pacientes de forma individualizada e humanizada, a Clínica conta com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais capacitados, tratamentos modernos e seguros para o alívio da dor.