Salvador teve 780 imunizados no primeiro dia de vacinação contra a dengue em postos de saúde, realizado na sexta-feira (16). A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) neste sábado (17).
Veja também:
- Bahia registra 2 mortes por dengue; criança está entre vítimas
- Saiba quais remédio são contraindicados em caso de Dengue
Ao todo, 87.307 crianças com idades entre 10 e 11 anos, que são o público-alvo da campanha, devem se vacinar neste momento. Ou seja, menos de 1% do esperado procurou o atendimento na cidade.
Leia também:
No entanto, para um primeiro dia em postos de saúde, o balanço foi positivo, segundo pontuou a vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, que acompanhou de perto a vacinação.
“Este é um número bastante positivo considerando que boa parte do dia foi de sensibilização e orientação às famílias, pais e responsáveis para a importância da vacina que evita o agravamento pela dengue”, comemorou a gestora.
Neste momento, a vacina é oferecida em 30 postos de saúde, mas a titular da pasta já anuncia que estuda a ampliação do atendimento.
"Estamos utilizando esta estratégia das unidades de referência por distrito sanitário, mas já nos preparando para a adoção da vacinação nas escolas e, eventualmente, em drives com a chegada de novos lotes; entendendo que essas são iniciativas de otimização ao acesso e proteção à saúde da nossa sociedade, principalmente para as nossas crianças e adolescentes", afirmou.
Até a quinta-feira (15), quando o município de Salvador recebeu a primeira remessa da vacina, foram entregues 56.493 doses para a imunização na cidade.
Antes do começo da campanha nos postos de saúde, o pontapé inicial da imunização foi dado na Organização do Auxílio Fraterno, na Liberdade, quando as crianças da instituição que pertencem ao grupo prioritário foram beneficiadas.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!