A Prefeitura de Feira de Santana, cidade a 116km de Salvador, alegou nesta terça-feira (10) não ter recebido o repasse de R$ 1,6 milhão destinado ao pagamento dos enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, que deve ser feito pelo Governo do Estado da Bahia.
Por meio de nota, a prefeitura informou que tem sido cobrada por enfermeiras do hospital sobre o pagamento que corresponde ao piso salarial da enfermagem.
Leia também:
De acordo com a Prefeitura, o montante não teria sido repassado pelo Governo do Estado à Santa Casa de Misericórdia e que esta não é uma questão municipal, mas sim, estadual.
A Secretaria da Saúde do Estdao da Bahia (Sesab), desmentiu a informação divulgada pela Prefeitura de Feira de Santana. Por meio de nota, a Sesab lamentou o repasse do que considera uma fake news para a população.
"É lamentável que a Prefeitura de Feira de Santana esteja desinformada e criquite equivocadamente o Governo do Estado sobre um tema tão importante para a saúde pública, que é o piso de enfermagem. Os recursos do Ministério da Saúde para a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, manetendora do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) foram depositados diretamente no Fundo Municipal de Saúde de Feira de Santana em 2 de outubro", informou.
De acordo com a Sesab, foi depositado R$ 1.667.854,15 referente ao período de maio a setembro de 2023.
"A destinação desse recurso ao Fundo Municipal de Saúde e a consequente exclusão desse montante a ser destinado ao Fundo Estadual de Saúde está registrado em ofício encaminhado ao Conselho ds Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/BA) em 3 de outubro de 2023, tendo ciência a Secretaria Municipal da Saúde de Feira de Santana."
Foi recomendado ainda pela Sesab que a Prefeitura melhore a interlocução com o Ministério da Saúde a fim de deliberar de modo breve sobre a questão.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!