Traficantes e outros envolvidos no crime, que normalmente ajudam no transporte desses entorpecentes, estão sempre buscando formas de esconder o material para que ele chegue ao destino imperceptível.
A afirmação é fruto de um longo histórico de apreensões feitas pela polícia em todo o mundo. Na Bahia, esses esconderijos costumam chamar a atenção das pessoas.
Leia também:
Cada vez mais criativos, os suspeitos investem em ideias que vão desde a fabricação de drogas em um quarto de hotel a armazenar o entorpecente em potes de shamppo infantil.
O iBahia reuniu alguns casos curiosos e inusitados do crime que ocorreram ao longo de 2023 no estado e destaca nesta reportagem. Confira abaixo:
Dinossauro de brinquedo
Uma porção de maconha foi encontrada escondida dentro de um boneco de um dinossauro na manhã no dia 19 de julho, em um trecho da BR-116, na cidade de Jequié, no sudoeste.
A droga estava com um homem foragido de São Paulo por roubo qualificado, que viajava em um ônibus de turismo. Com ele, também foram achados uma pistola 9mm, 22 munições e R$ 6,5 mil.
Almofada
No dia 16 de janeiro, três homens foram presos com 1 kg de cocaína escondido em uma almofada no km 117 da BR-407, trecho da cidade de Senhor do Bonfim, região norte.
A droga, que seguiria para Capim Grosso, só foi percebida depois que os suspeitos foram abordados em uma fiscalização e ficaram nervosos.
Café
Um homem de 44 anos foi preso com 51 kg de drogas no dia 20 de março, durante uma abordagem a um ônibus interestadual, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao todo, 50Kg de maconha e 1Kg de skank estavam escondidos em duas malas. O material estava envolto com café, para disfarçar o cheiro.
No entanto, os entorpecentes foram localizados com a ajuda dos cães policiais Kaleu e Friedell, que indicaram a possibilidade de presença da droga.
Microondas
Também em Vitória da Conquista, cães farejadores da PRF encontraram 1,5 kg de cocaína escondidos dentro de um micro-ondas. O eletrodoméstico viajava em um ônibus que foi parado em fiscalização, no dia 10 de agosto.
Conforme relato do motorista, a caixa foi despachada na cidade de Santo André, sendo identificado o remetente e o destinatário. A ocorrência foi apresentada na delegacia da cidade.
Shampoo infantil
Mais de 7 kg de cocaína foram encontrados diluídos em nove potes de shampoo infantil, no Aeroporto Internacional de Salvador, no dia 7 de novembro.
A droga estava com um passageiro espanhol, que passou três dias no Brasil, depois de chegar de viagem do Peru e Equador, e estava de volta ao país de origem.
O homem alegou desconhecimento da droga, mas foi encaminhado junto com a bagagem para a Polícia Federal para as providências legais. Não foi detalhado se ele foi preso.
Pote de proteína e caixa de som
Maconha, haxixe, tetracaína, cogumelos a vácuo e um revolver calibre 38 foram apreendidos no dia 14 deste mês, durante a sexta fase da "Operação Correios", no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) do órgão, em Camaçari.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), juntas as drogas contabilizavam 10 kg. Elas estavam escondidas em caixas de papelão, caixa de som e embalagens de proteínas, que foram identificadas com o apoio do Canil da Coordenação de operações e Recursos Especiais (Core).
Quarto de hotel
Cerca de uma tonelada de drogas foi apreendida dentro de um quarto de hotel, em Salvador, e em uma casa no bairro de Jauá, em Camaçari, na Região Metropolitana (RMS), no dia 18 de outubro. Três pessoas foram presas.
De acordo com a polícia, um laboratório de drogas operava dentro do estabelecimento, que é de luxo pertence à rede Astron, na Avenida Tancredo Neves.
Em nota divulgada na época, a assessoria do empreendimento afirmou que o apartamento em questão não tem vínculo com o hotel, que apenas comercializa as unidades do pool hoteleiro.
A maioria da droga estava na casa. Depois da ação, mais entorpecentes foram localizados na capital.
Mala
Mais comum entre os traficantes, as malas costumam ser usadas com frequência para fazer o transporte de drogas entre estados. Geralmente, elas são apreendidas em ônibus de viagem.
Um caso recente na aconteceu no dia 4 deste mês, quando um homem preso depois de ser flagrado em Vitória da Conquista, com 25 kg de maconha em um ônibus de turismo.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o suspeito viajava em um ônibus de turismo que partiu de São Paulo (SP) e seguia para Aracaju (SE). Ele contou receberia R$ 500 para levar o entorpecente para a cidade.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!