Novelas

João Vicente fará mocinho em sua segunda novela na Globo

Ator será o protagonista da próxima novela das 18h, 'Espelho da Vida'

Patrícia Kogut, da Agência O Globo
- Atualizada em

Depois de "Rock story", sua estreia em novelas, João Vicente de Castro voltará ao ar na Globo em "Espelho da vida", próxima trama das 18h. E a responsabilidade é grande. Ele será o mocinho neste que é seu segundo trabalho na emissora:

- Quando escutamos o termo 'protagonista de novela', pensamos logo naquela figura que vai aparecer bastante. E isso exige muita concentração, será um desafio. O Alain é difícil porque tem várias facetas: ao mesmo tempo em que é uma boa pessoa, ele sofre, pois sofreu traumas. Quando se sente traído ou acha que estão mentindo para ele, fica louco. Espero que o público simpatize com ele. 

Foto: Rede Globo / João Miguel

A preparação, desta vez, também exigiu mais do ator do que "Rock story": - Tivemos muito trabalho durante as leituras. Durante mais de um mês, eu, o Pedro Vasconcelos (diretor) e a Vitória Strada (seu par romântico na novela) discutimos sobre os personagens - diz ele, acrescentando estar ansioso para a estreia - O Brasil é um país com milhões de críticos de novela e todo mundo se sente capaz de opinar. Então, é Copa do Mundo e não tem brincadeira. No meu primeiro dia de gravação, cheguei tranquilo. Mas fiquei nervoso durante as cenas. O Pedro me falou: 'Sofrendo ou não nós vamos ter que fazer, então, relaxa'. E, no fim, é isso: temos que nos divertir.

João também faz parte do time de debatedores do "Papo de segunda", do GNT, e é um dos sócios do Porta dos Fundos. Tantas tarefas simultâneas acabam resultando em pouco descanso: - Uso aquele velho truque de dormir três horas por noite. A princípio, achei que poderia fazer tudo. Depois, entendi que não. Saí de alguns projetos como a série "Homens", que o Porta dos Fundos está produzindo. Não sou super-homem. Estou me concentrando na novela, no 'Papo de segunda' e nas funções executivas do Porta. Já é bastante.

João ainda precisou encontrar tempo para intensificar sua rotina de exercícios por causa do novo personagem. - Quando li no roteiro 'Alain tira a roupa e entra na cachoeira', saí correndo para a academia. Não como carboidrato há uns seis meses. A dedicação vai do corpo à cabeça. Não existe a possibilidade de você chegar na gravação e não ter decorado o texto porque foi para a academia ou não ir para a academia porque precisa decorar. 

Na última sexta-feira, João Vicente chamou a atenção ao fazer um texto em homenagem ao aniversário de sua ex-sogra, a atriz Gloria Pires. O ator, que foi casado com Cleo, falou sobre sua relação com a família dela: - Minha família é pequena. Por isso, desde muito cedo, eu fui me "enfiando" em outras famílias. O Orlando (Morais), a Gloria, a Cleo, a Antonia, a Ana e o Bento me "adotaram" e eu adotei eles. Passamos até Natal juntos e temos realmente uma ligação muito forte. São pessoas maravilhosas. Me sinto honrado de terem permitido que eu fizesse parte disso. Só saio se me expulsarem. E a Cleo foi generosa. Nós seremos parceiros para o resto da vida.