Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > novelas
Whatsapp Whatsapp
NOVELAS

Noveleiro ou não, você já viu as seguintes cenas em algum lugar

Prova disso é esta lista que o iBahia preparou para você. Confira!

Redação iBahia • 16/09/2020 às 19:46 • Atualizada em 27/08/2022 às 4:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Falar sobre televisão brasileira é falar sobre história, memória e afeto. Aos longo dos seus 70 anos, este aparelho fez com que os telespectadores vibrassem com Galvão anunciando a vitória do Brasil na final da copa de 1994 contra a Itália, ficassem apreensivos com o atentado às Torres Gêmeas em 2001 e, não menos importante, se envolvessem no enredo das telenovelas: onde a ficção se mistura com o real. Ou vai me dizer que você não levou um susto com Nina (Débora Falabella) sendo enterrada viva em 'Avenida Brasil'?

Não precisa ser nenhum noveleiro de plantão para reconhecer algumas cenas que fizeram história na teledramaturgia brasileira. Prova disso é esta lista que o iBahia preparou para você. Confira!

Foto: reprodução / TV Globo

1. Camila (Carolina Dieckmann) raspando o cabelo em ‘Laços de Família’ (2000)

Noveleiro e sensível ou não, é muito difícil não ficar com o coração balançado ao ver Carolina Dieckmann realmente raspando o cabelo diante das telinhas na novela ‘Laços de Família’ ao som de ‘Love By Grace’ de Lara Fabian. A jovem Camila tinha leucemia e decidiu raspar os fios, o que fez não somente os olhos da atriz se encherem de lágrimas, mas também de muitos brasileiros. Para quem deseja se emocionar mais uma vez com a novela de Manoel Carlos, ela está sendo reprisada no ‘Vale A Pena Ver de Novo’, que vai ao ar na TV Globo após a ‘Sessão da Tarde’.

2- Nina sendo enterrada viva, em ‘Avenida Brasil’ (2012)


Está para nascer uma dupla que brigue mais do que Carminha (Adriana Esteves) e Rita (Débora Falabella). As duas, que viviam dias de caça e dias de caçador, vivenciaram grandes confrontos na trama marcada por reviravoltas. Em uma das batalhas mais marcantes, Carminha enterra a inimiga viva, que ao acordar, se desespera e perde perdão para a outra, que soltou risadas macabras. É possível rever a novela na plataforma de streaming Globoplay.


3- “Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta”, ‘O outro lado do Paraíso’ (2017)

O trecho “Tudo que você faz um dia volta para você” da música de abertura em ‘O outro lado do Paraíso’ se encaixa perfeitamente em uma das cenas mais emblemáticas da TV. Na ocasião, a mocinha Clara (Bianca), deu a volta por cima ao conseguir fugir do hospício onde foi colocada por Sophia (Marieta Severo). Usando um vestido vermelho, ela desceu das escadas de uma festa, se deparou com a inimiga e soltou: “Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta”. O bordão foi inclusive repetido por Gleici, campeã do BBB 18, ao voltar de um paredão falso, e a internet não tardou em produzir memes sobre o assunto. A novela está no Globoplay.

Leia mais:

Foto: reprodução / Twitter

4. Explosão no Shopping Tropical Towers, ‘Torre de Babel’ (1998)

Se a explosão no Shopping Tropical Towers fizesse parte de um filme, seria digno de Oscar. Além de chocar os telespectadores com o realismo presente, a cena também marcou a morte de muitas personagens, inclusive um dos primeiros casais lésbicos da história da TV: Leila e Rafaela, interpretadas por Christiane Torloni e Silvia Pfeife. A novela está disponível na plataforma de streaming Globoplay.

5. Tiroteio no Leblon, ‘Mulheres Apaixonadas’ (2003)

400 profissionais envolvidos, mais de 120 carros e 500 tiros de festim: tudo isso e muito mais foi necessário para gravar um memorável tiroteio no bairro do Leblon. Na ocasião, Teo (Tony Ramos) e Fernanda (Vanessa Gerbelli) são baleados e ficam entre a vida e a morte. A ex-garota de programa acaba morrendo, o que ocasiona um chororô que dura até o fim da trama por parte da filha dela, Salete, interpretada por Bruna Marquezine. A novela está sendo reprisada no canal fechado VIVA, de segunda à sábado, às 13h30 e 23hrs.

6. Cristina jogada no chiqueiro em ‘Alma Gêmea’ (2005)

Tudo passa, menos o amor platônico de Cristina (Flávia Alessandra) por Rafael (Eduardo Moscovis) em ‘Alma Gêmea’. Sedenta pelo amado, a ambiciosa vilã fazia de tudo para atrapalhar o relacionamento dele com Serena (Priscila Fantin). E não é que essa história rendeu até briga em chiqueiro? Em busca do mocinho, a pilantra invade a roça de Mirna (Fernanda Souza) e Crispim (Emilio Orciollo Netto), os humilha, e acaba sendo jogada na lama pela caipira.

7- Briga por comida em ‘Guerra dos Sexos’ (1983)

As personagens Charlô e Otávio não levaram a sério o conselho de que comida não deve ser desperdiçada. Há 37 anos, Fernanda Montenegro e Paulo Autran protagonizaram o que viria a ser um dos maiores barracos da teledramaturgia brasileira, que teve como armas café, bolo, geleia e sucos. Em 2012, a trama de Sílvio de Abreu ganhou um remake, disponível no Globoplay,e a inesquecível cena foi repetida por Tony Ramos e Irene Ravache.

8. O suicídio de Laurinha Figueroa, em Rainha da Sucata (1990)

Uma vida atrás das grades ou a morte? A vilã Laurinha Figueroa ficou com a segunda opção. 30 anos se passaram desde que ‘Rainha da Sucata’ foi exibida pela primeira vez, mas o suicídio da personagem vivida por Glória Menezes permanece na memória dos telespectadores. Para incriminar a inimiga, a matuta Maria do Carmo (Regina Duarte), Laurinha se jogou de um dos prédios mais altos de São Paulo em uma das cenas mais marcantes da TV.

9. Surra no banheiro em ‘Celebridade’ (2003)


A gente bem sabe como é difícil receber desaforos calada por um bom tempo. Prova disso é a briga de Maria Clara (Malu Mader) e Laura (Claudia Abreu) em ‘Celebridade’. O motivo da briga? A vilã foi premiada à custo de uma ideia que roubou da mocinha. Indignada, ela tranca a pilantra no banheiro e a enche de tapas de xingamentos. É possível rever a novela no Globoplay.

10. Joyce versus Irene em 'A Força do Querer' (2017)

E não poderia faltar mais um barraco daqueles para encerrar esta lista da melhor forma. Em 'A Força do Querer' (2017), Joice (Maria Fernanda Cândido) consegue, com direito a muito tapa, gritaria e sapato voando, se vingar de Irene (Débora Falabella). A mocinha contou com a ajuda de Ritinha (Isis Valverde). Para quem quer matar a saudade da novela, ela estará de volta às telinhas da TV Globo no horário das 21h a partir da próxima segunda-feira (21).



*Sob supervisão da repórter Lívia Oliveira

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOVELAS :

Ver mais em NOVELAS