Novelas

'O Cravo e a Rosa' de volta à TV: veja 6 curiosidades sobre a trama

Novela estreia novo horário de reprises, após o "Jornal Hoje"

Lucas Mascarenhas (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Catarina e Petruchio voltam à TV em mais uma reprise de “O Cravo e a Rosa” a partir desta segunda-feira (6) na Globo. E claro que o iBahia não esqueceria de trazer algumas curiosidades sobre a trama para quem vai assistir pela primeira vez ou quem já sabe os acontecimentos de cor. 



Estreia de Walcyr Carrasco

Exibida originalmente entre 2000 e 2001, a trama do horário das 18h foi a estreia de Walcyr Carrasco como autor de novelas da Globo. Logo após ele engatou outros sucessos como “Chocolate com Pimenta” e “Alma Gêmea” no mesmo horário.

Vai pedir música no Fantástico?

Esta será a terceira reprise de “O Cravo e a Rosa” na TV aberta. No “Vale a Penas ver de Novo” ela foi reprisada em 2003 e dez anos depois em 2013. Na TV fechada, também já foi reapresentada no canal “Viva” em 2019.

Foto: Reprodução/TV Globo
Sucesso de audiência

Um dos grandes trunfos da emissora, a trama foi sucesso em sua exibição original e também em todas as suas reprises. Em sua segunda reprise nas tardes da emissora, chegou a ter mais audiência que as novelas inéditas das 18h e 19h.

Fábrica de hits

Com grande audiência, a novela transformou em hits algumas músicas que fizeram parte de sua trilha sonora. Entre os hits mais memoráveis estão “Tua Boca”, de Belo e “Olha o que o Amor me Faz”, da dupla Sandy & Júnior.

Figurinos de época

Assinado por Beth Filipecki, os figurinos de “O Cravo e a Rosa” chamam atenção pela riqueza de detalhes. Somente para a trama, foram confeccionadas cerca de 600 peças de roupas masculinas e femininas, além de outras “recicladas” de outras tramas.

Foto: Reprodução/TV Globo

É de verdade!

Quem não lembra do bondinho da novela? Protagonista de algumas cenas de transição, ele chama a atenção do público pela semelhança com o antigo meio de transporte e realmente funcionava ao transporta cerca de 20 pessoas através da cidade cenográfica. Além disso, cerca de 26 cenários foram construídos para dar vida aos diferentes ambientes da novela.

"O Cravo e a Rosa" retorna nesta segunda-feira (6), após o "Jornal Hoje" e marcará a estreia de um novo horário de reprises.