Novelas

Perdeu o final de "Amor à Vida"? Confira resumão e desfecho dos personagens

Restaram poucas surpresas para os telespectadores na trama de Walcyr Carrasco. A principal delas foi o beijo de Niko e Félix

Redação iBahia (variedades@portalibahia.com.br)
O último capítulo da novela "Amor à Vida", da TV Globo, não apresentou muitas surpresas aos telespectadores na noite desta sexta-feira (31). Grande parte das revelações da trama de Walcyr Carrasco já haviam sido divulgadas pela imprensa especializada e pela própria emissora, restando poucas novidades para o público mais ligado às notícias publicadas ao longo desta semana, sendo a principal delas o beijo gay de Félix e Niko.A novela começou com o encontro de César com Aline na prisão. A vilã disse que revelaria tudo que motivou as ações dela e relembrou o acidente com a tia, Mariah, ocasião em que ela perdeu a mãe. Aline acreditava que o acidente havia sido provocado pelo médico, mas ele negou e causou a fúria da personagem interpretada por Vanessa Giácommo. 
César surpreendeu a vilã declarando seu amor para ela, mas Aline disse que tinha nojo do médico e confirmou que a relação entre os dois foi uma grande mentira, cuspindo no rosto de César na sequência. Enquanto isso, Paloma convidava Félix para um cargo importante na diretoria do Hospital San Magno, mas o irmão rejeitou o convite pouco antes deles receberem que César havia sofrido um AVC durante a visita a Aline.

Em uma cadeira de rodas e com dificuldade para falar, César retorna à mansão da família Khoury e ouve de Pilar a revelação sobre o acidente envolvendo Mariah e a mãe de Aline no passado. "Eu provoquei o acidente da Mariah, sim. Passei esses anos todos carregando essa culpa. Eu planejei tudo. Eu tinha um motorista e paguei ele para provocar esse acidente", confessou a médica ao justificar o crime com o medo de perder o marido para a dançarina.
"Eu paguei muito dinheiro para aquele motorista cortar o freio daquele carro", continuou Pilar, causando a indignação de todos os familiares, incluindo Félix e Bernarda, que chorou diante das declarações da filha. 


Dois casamentos dão continuidade ao último capítulo da trama. Enquanto Thales se casa com Natasha, Edith abandona o casamento com Herbert pouco antes de assinar os papéis e foge com o mordomo Wagner. Os dois vão parar em uma boate, onde protagonizam cenas quentes no meio dos outros clientes, enquanto Herbert encontra a médica Valéria, fonoaudióloga do hospital, e flerta com a jovem em um bar.

Tempos depois
A novela tem um avanço cronológico e todos se encontram na festa que Bruno e Paloma promoveram para renovar os votos de casamento do casal. Na festa, Amarilys se insinua para Samuel, mas Niko interrompe o casal gay que gostaria de ter a médica como barriga solidária  e conta o que ela fez com ele e Eron. "Vocês estão com uma cobra do lado de vocês pronta para dar o bote", alerta. O casal gay discute com Amarylis e rompe com a dermatologista. 

No jardim da mansão da família Khoury, Félix é abordado por Paulinha enquanto dizia para a mãe que deseja ser o responsável pelos cuidados com o pai a partir daquele momento. Mais uma vez, a filha de Paloma pede explicações sobre a rejeição do tio, que desconversa mais uma vez. Depois de dizer, às lagrimas, o quanto admirava o administrador, ela pede um beijo para Félix, que a agarra e enche de beijos, selando a paz entre os dois. 
Diante dos familiares e amigos mais próximos, Bruno e Paloma renovam os votos de casamento em cerimônia celebrada por um padre. "Eu quero ficar com você e a Paulinha para o resto da vida", diz Bruno antes de ser surpreendido pela médica: "Tem mais alguém também, eu tô grávida", revela em meio à preocupação com o risco que sua gravidez pode oferecer a sua saúde. 
Meses depois
Em mais uma passagem de tempo, Aline articula plano de fuga na prisão. Algumas cenas antes da ação da criminosa, o funkeiro Carlito leva a sogra, Márcia, até o altar para o casamento com Atílio. A ex-chacrete insiste em chamar de Gentil até diante do padre. Antes do início da celebração, Valdirene interrompe a mãe e revela que está prestes a ter o segundo filho. Para evitar mais um cancelamento do casamento, o padre acelera a cerimônia e o casal troca as alianças enquanto Valdirene é levada para dar à luz.

As três cenas mais importantes que dão sequência ao último capítulo da novela são a tentativa frustrada de fuga de Aline do presídio, o beijo gay entre Félix e Niko e o nascimento do segundo filho de Paloma, momento marcado de tensão no Hospital San Magno.

Depois de provocar uma briga generalizada durante o banho de sol, as presas que articularam a fuga do presídio junto com Aline aproveitam o envolvimento dos policiais no controle da situação para pular a cerca elétrica do complexo, já desativada por um agente penitenciário corrompido pelo grupo de criminosas. Justamente no momento em que Aline tenta superar a barreira, o agente religa o sistema de segurança para evitar que outros policiais descubram seu envolvimento com a fuga. A vilã morre eletrocutada diante das outras detentas, que nada podem fazer para evitar a morte.
O beijo gay acontece durante uma conversa entre Niko e Félix na casa que o casal divide com César, que passa a ser cuidado pelo filho. Apesar do beijo gay e de César ser cuidado pelo filho depois de sofrer um AVC, o médico continua desaprovando a orientação sexual do filho. 
Lutero e a equipe médica do Hospital San Magno suaram a camisa para que tudo ocorresse bem durante o parto do segundo filho de Paloma. Depois de sentir dores, a médica deu entrada na unidade para ter o filho, mas Bruno foi alertado sobre a necessidade da cesariana e os riscos que envolviam a operação. Após o procedimento, cercado, numa cena recheada de emoção, Bruno corre para a recepção do San Magno e anuncia aos familiares, em meio às lágrimas, a chegada de um menino.

A cena final da novela, protagonizada por Malvino Salvador e Antonio Fagundes, celebra a paz entre Félix e César, que finalmente declara seu amor pelo filho em uma cena emocionante. "Sabe, pai, eu te amo", diz primeiro Félix durante um banho de sol de frente para o mar. Alguns segundos depois, quando o administrador já não aguardava mais nenhuma resposta, César responde: "Eu também te amo". E após mais uma pequena pausa, ele completa: "meu filho", buscando a mão do administrador para apertá-la na cadeira ao lado, levando Félix às lágrimas. 

Em resumo, veja qual o desfecho dos principais personagens da novela abaixo:Paloma e Bruno: no último capítulo da novela, o casal renova o casamento em cerimônia familiar, quando Paloma anuncia a gravidez do segundo filho. Meses depois, a novela mostra a tensão da personagem interpretada pela atriz Paola Oliveira durante o parto, de risco. Em uma cena, Bruno diz que a médica quase perdeu o filho três vezes. Paulinha declara seu carinho pelo tio Félox e pede para que um dia tudo seja esclarecido para ela;Félix e Niko: os dois vão morar na casa de praia da família Khoury com os filhos e César, que passa a ser cuidado por Félix. Mesmo sem a aceitação do médico em relação à homossexualidade, o casal termina a trama feliz e sem nenhum tipo de impedimento;César: vítima de um AVC durante conversa com Aline na prisão, fica em uma cadeira de rodas e com dificuldade na fala. O médico vai morar com o filho e o genro, Niko, na casa de praia da família Khoury, onde passa a ficar sob os cuidados de Félix, para quem acaba declarando seu amor;Aline: após desabafar para César a motivação da sua vingança é condenada e presa. Durante uma tentativa de fuga no presídio, morre eletrocutada ao tentar pular a cerca elétrica do local;Ninho: preso pelo assassinato de Mariah e pela cumplicidade nos crimes da ex-amante, recebe a visita de Paulinha acompanhada da mãe e pede que a filha se afaste. Abatido, garante a Paloma ter se arrependido das escolhas que fez na vida;Carlito e Valdirene:  depois de muitos encontros e desencontros ao longo da trama, os dois se casam e se estabilizam com os dois filhos. Carlito mantem sucesso musical e tem o apoio do sogro, Gentil, na administração dos negócios;Wagner e Edith: depois de aceitar o pedido de casamento de Hebert, a ex-prostituta abandona a cerimônia no momento de assinar a união com o diretor do Hospital San Magno e foge com o amante, Wagner;Thales: escritor tem casamento civil com Natasha, apoiado pela mãe da noiva, e casal decide permanecer na cidade de São Paulo, onde ele lança mais um livro, que conta a história de amor com a irmã de Nicole.Patrícia, Guto, Silvia e Michel: Se relacionando como familiares, apesar da troca de ironias de sempre, Guto ficou com Silvia, e Michel com Patrícia. O primeiro casal resolveu adotar uma garota, de cerca de 5 anos, e Patrícia deu a luz ao primeiro filho do casal. Tudo aparentemente sem traição.