Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
Whatsapp Whatsapp
NEM TE CONTO

Remake de Gabriela aposta em elenco repleto de baianos

Ao lado de Emanuelle Araújo, atuam grandes personalidades do teatro baiano como Harildo Déda, Aicha Marques, Carlos Betão e Jackson Costa

• 15/03/2012 às 15:32 • Atualizada em 30/08/2022 às 8:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Emanuelle Araújo, Harildo Déda, Carlos Betão, Frank Menezes, Jackson Costa e Aicha Marques integram o elenco de Gabriela
No ano em que se comemora o Centenário de Jorge Amado, estreia, na Rede Globo, o remake de Gabriela, inspirado em uma das mais famosas obras do escritor. E para encenar a história ambientada em Ilhéus na década de 1920, foram convidados diversos atores baianos que fazem sucesso no teatro. Entre os nomes mais conhecidos, Harildo Déda, Carlos Betão, Aicha Marques e Frank Menezes. Emanuelle Araújo, habitué de novelas globais, também participa da trama. Na segunda-feira, 12, um grupo de 11 atores baianos desembarcou no Rio de Janeiro para participar de encontros entre elenco e produção da nova novela das 23 horas, que segue o padrão de O Astro. Em conversa com o Portal iBahia, o ator, diretor e professor de teatro Harildo Déda contou um pouco sobre os encontros: "São conversas que estão acontecendo no Projac, algumas sobre a história dos personagens e sobre o figurino também. Estou muito feliz em participar desse projeto". Déda conhece bem os textos do autor baiano, já que participou das montagens de ‘Tenda dos Milagres’ e ‘Jubiabá’, além de ter atuado na minissérie ‘Dona Flor’, produzida pela Globo. Clique aqui e conheça o canal especial que celebra o Centenário de Jorge Amado Na tarde da terça-feira, o autor Walcyr Carrasco, responsável por escrever o remake, postou em seu blog alguns comentários sobre a primeira reunião do elenco: "Todos nós batemos um papo e depois a historiadora Lila Brichta, que dá aula na Universidade de Ilhéus, deu uma palestra. Ela é um ás na História de Ilhéus e comparou os personagens fictícios de Jorge Amado em Gabriela com os que existiram realmente". Lila é irmã do ator Vladimir Brichta. O dramaturgo fez questão de elogiar o grupo que chegou na segunda. "Temos um grupo maravilhoso de atores baianos. Há uma garota que, eu aposto desde já, será um grande sucesso: Heloísa. É uma grande atriz, ouçam o que estou dizendo! Tenho certeza de que daqui por diante estará em muitas novelas", escreveu, ressaltando a atriz Heloísa Jorge, conhecida por protagonizar o espetáculo Amêsa, em 2011.
Emanuelle Araújo postou uma foto em seu Facebook com Harildo Déda, Widoto Áquila e Carlos Betão e escreveu: "Imagina fazer novela com esse povo!! Feliz de trabalhar com pessoas que amo!"
O grupo de atores baianos conta com importantes nomes do teatro. Além de Harildo Déda, Emanuelle Araujo e Heloisa Jorge, estão: Aicha Marques, ganhadora do Prêmio Braskem de Teatro de Melhor Atriz pelo espetáculo 'Uma Vez, nada Mais', em 2010, Jackson Costa, Frank Menezes, Carlos Betão, Bertrand Duarte, Everton Machado, Carla Paixão, Fernando Santana, Telma Souza e Rejane Maia. Eles permanecem no Rio de Janeiro até o fim das gravações no Projac, onde está sendo montada uma cidade fictícia inspirada em Ilhéus. A trama conta a história de Gabriela, interpretada por Juliana Paes, uma moça simples do sertão baiano que vai para Ilhéus para fugir da seca. Sofrida, porém muito alegre, Gabriela conquista os homens com seu jeito sensual. Ao lado da musa, Humberto Martins interpreta Nacib, par romântico de Gabriela. Na obra de Jorge Amado, Gabriela é uma cabocla (filha de índia com branco) brigona, ousada e muito trabalhadora, que anda descalça e com vestidos extremamente curtos. Sonia Braga foi a atriz que interpretou Gabriela na primeira versão global. Walcyr Carrasco contou ainda em seu blog que está extremamente feliz com o remake. "Como contei no workshop, li o livro pela primeira vez aos doze anos. Imaginem o privilégio que é agora transformar esse livro que marcou minha adolescência em novela de televisão", revelou. O autor, fã de Jorge Amado, disse que abriu mão das férias e que, logo que terminou de escrever a novela Morde & Assopra, embarcou para Ilhéus. A nova versão de Gabriela estreia em abril e tem direção de núcleo de Roberto Talma e direção geral de Mauro Mendonça Filho.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto