Novelas

Saiba como foi o acidente que deixou Shirlei manca em 'Haja Coração'

Revelação acontece durante discussão da jovem com Carmela

Redação iBahia (variedades@portalibahia.com.br)

O segredo de Carmela (Chandelly Braz) vai ser revelado quase no fim da novela 'Haja Coração', mas a gente adianta pra você. A jovem foi a responsável pelo acidente que deixou a irmã Shirlei (Sabrina Petraglia) manca. A cena vai ser mostrada em forma de flashback.

Na sequência, Carmela aparece aos 4 anos junto com a mãe Francesca (Marisa Orth) e Shirlei, ainda bebê, no segundo andar da casa delas. A feirante pede que a filha mais velha tome conta da irmã enquanto prepara a mamadeira. Ao ficar sozinha, Carmela pega Shirlei no colo e desce as escadas cantando uma música de ninar.

É neste momento que ela tropeça e derruba a menina. Assustada, ela grita por socorro e implora a mãe: "foi sem querer, mãe. Não briga comigo. Foi sem querer". Em seguida, a cena mostra os dias atuais e a modelo, em estado de choque, repete a frase, deixando Shirlei arrasada. A jovem, então, questiona o motivo pelo qual a família escondeu a verdade.

"Não ia fazer diferença. Eu queria poupar a Carmela. Não queria que ela carregasse essa culpa, mas eu errei", explica Francesca. Shirlei questiona porque a irmã tem tanto ódio dela, já que tudo não passou de um acidente: "porque ela (Francesca) nunca mais me olhou do mesmo jeito. Desde aquele dia. Não me deixava nem chegar perto. E você era meu bebezinho. Só queria brincar com você. Fui ficando sozinha, me sentindo um monstro. Se você é manca da perna, eu fiquei manca de alma".

Carmela sai de casa e Francesca surge em seguida contando o resto da história para Shirlei, Tancinha (Mariana Ximenes) e Giovanni (Jayme Matarazzo): "foi tudo muito rápido. No hospital disseram que a Shirlei tinha tido luxação nos quadris. E que era quase certo que fosse dar uma sequela. Preferi trancar esse segredo comigo. Fiz o que achei que era certo naquele momento. O tempo foi passando, a Shirlei começou a ter problemas pra andar e a Carmela lembrava do assunto. Chorava toda vez que via a Shirlei com dor, que via a pobrezinha mancando".

A feirante, então, explica que fez um pacto com Carmela após perceber que ela não esqueceria o acidente. "Falei firme: chega, nunca mais a gente vai falar disso. Mesmo que só estejamos nós duas, sozinhas, a gente vai fazer de conta que a Shirlei nasceu assim. Errei feio. Não se pode calar uma criança que tem um trauma. É que nem pressionar um machucado, inflama e cresce. Foi o que aconteceu. A Carmela ficou traumatizada. A culpa virou esse ódio que ela tem dela mesma, de mim, de vocês", diz.