Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
Whatsapp Whatsapp
NEM TE CONTO

'Velho Chico' estreia nesta segunda (14); saiba detalhes da trama

O Rio São Francisco é o cenário da trama, que narra a disputa familiar no sertão entre Maria Tereza e Santo

• 14/03/2016 às 9:04 • Atualizada em 01/09/2022 às 10:15 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A história de duas famílias rivais cujos herdeiros se apaixonam poderia ser muito bem a de Romeu e Julieta. Mas o novo romance proibido que estreia amanhã na faixa das 21h da Globo/TV Bahia não acontece na Itália antiga e sim em pleno sertão nordestino.
A morte trágica no fim, até o momento, também não faz parte da trama. No lugar, uma sucessão de desencontros marca a vida de um casal de apaixonados.
Maria Tereza (Julia Dalavia) e Santo (Renato Góes) O casal se apaixona ainda criança e vive uma sucessão de desencontros ao longo da vida. Filhos de famílias rivais, eles têm o amor interrompido por mortes e o distanciamento forçado. A jovem vai parar em um colégio interno, grávida do amado, que desconhece a gravidez, já que suas cartas são interceptadas por Luzia (Foto: Caiua Franco/TV Globo)
Em Velho Chico, novela do veterano Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi - filha e neto de Benedito -, com direção artística de Luiz Fernando Carvalho, duas famílias iniciam uma rixa por conta de um pedaço de terra na cidade fictícia de Grotas de São Francisco, no agreste da Bahia.
De um lado está o coronel Jacinto (Tarcísio Meira), um rico e ignorante fazendeiro que possui quase tudo na cidade. Do outro, o capitão Rosa (Rodrigo Lombardi), o proprietário da fazenda Piatã, pedacinho de terra fértil cobiçado pelo coronel.
A atriz mirim Isabella Aguiar dá vida a Maria Tereza na infância(Foto: Caiua Franco/TV Globo)
“Temos um embate entre duas forças antagônicas: um idealista, que luta pelo bem-estar e pela igualdade de direitos e de oportunidades para todos, e outro que luta para preservar o poder e o dinheiro de sua família em detrimento do povo”, conta Edmara Barbosa.
A disputa entre os Sá Ribeiro e os Rosa ganha contornos violentos com a morte de Jacinto. O único herdeiro do coronel, o advogado Afrânio de Sá Ribeiro (Rodrigo Santoro/Antônio Fagundes) é obrigado pela mãe Encarnação (Selma Egrei) a assumir o lugar do pai, levando adiante a discórdia com os vizinhos. Apaixonado por Iolanda (Carol Castro/Christiane Torloni), cantora de bares de Salvador, Afrânio decide abandonar o romance para cuidar dos negócios do pai.
Já Camila Pitanga é quem interpreta a protagonista na vida adulta(Foto: Caiua Franco/TV Globo)
O garoto Rogerinho Costa é o primeiro a interpretar o menino Santo(Foto: Caiua Franco/TV Globo)
E cabe a Domingos Montagner viver o protagonista na fase madura(Foto: Caiua Franco/TV Globo)
É em uma viagem de reconhecimento dos parceiros de Jacinto que ele conhece a jovem Leonor (Marina Nery). A sensualidade natural da garota encanta o advogado. Durante um encontro apimentado, o envolvimento é flagrado pelo pai da menina e ele ganha uma sentença: ou casa ou morre.
O novo coronelzinho volta para casa casado, para desgosto da amarga mãe. Da união, nasce, com muito custo, a primogênita Maria Tereza (Isabella Aguiar/ Julia Dalavia/Camila Pitanga) e depois, mesmo contra indicação médica, o caçula Martim (Davi Caetano/Lee Taylor). No parto do desejado filho varão, Leonor morre.
Retirantes
Amigo dos Rosa, o casal Belmiro (Chico Diaz) e Piedade (Cyria Coentro) enfrentou a seca e foi acolhido pelo capitão e sua esposa Eulália (Fabíula Nascimento) com o filho Santo (Rogerinho Costa/Renato Góes/ Domingos Montagner) recém-nascido. Eulália tinha acabado de adotar a pequena Luzia (Carla Fabiana/Larissa Góes/Lucy Alves), que dividiu o leite de Piedade com Santo. Muito agradecido, o casal se torna seguidor dos ideais sociais do rival do coronel.
Capitão Rosa (Rodrigo Lombardi) Proprietário da fazenda Piatã, não se rende aos interesses do ganancioso coronel Jacinto (Foto: Caiua Franco/TV Globo)
Leonor (Mariana Nery) e Afrânio (Rodrigo Santoro) O desejo une os dois em um casamento à base da espingarda. Juntos, vão ter dois filhos: a primogênita Maria Tereza e o caçula Martim. É no parto do mais novo que Leonor perde a vida (Foto: Caiua Franco/TV Globo)
O que eles não esperavam era que as crianças, alheias à disputa, se apaixonassem ainda pequenos, depois de fugirem juntos de uma procissão para mergulhar no Rio São Francisco. O amor entre Maria Tereza e Santo cresce junto com eles e acaba descoberto.
Belmiro não recebe bem a notícia, mas acaba aceitando. Já Afrânio fica furioso ao saber que Maria Tereza está grávida do filho de um dos seus oponentes. Com raiva, resolve mandar a filha para um colégio interno em Salvador.
Belmiro (Chico Diaz) O retirante se torna o braço direito do capitão Rosa após ser acolhido por ele com sua esposa e filho (Foto: Caiua Franco/TV Globo)
“A relação com o pai é um constante duelo. Ele é um homem pautado pela ideia de que só existem duas atuações na vida: mandar e obedecer. Porém, há um laço de amor entre pai e filha que complica esse duelo”, explica Camila Pitanga.
A essa altura, Santo não sabe que vai ser pai e não recebe nenhuma das cartas escritas pela jovem, interceptadas por Luzia. A filha adotiva dos Rosa nutre desde pequena um amor por Santo e faz de tudo para conseguir ficar com ele.
Coronel Jacinto (Tarcísio Meira) Ganancioso, o patriarca de uma família muito rica cobiça o pedaço de terra fértil do Capitão Rosa e inicia um briga que perdura por gerações por causa dessa disputa (Foto: Caiua Franco/TV Globo)
Anfrânio (Antônio Fagundes) Na fase atual, o advogado consegue ficar com Iolanda, mas mantém a postura que herdou do pai (Foto: Caiua Franco/TV Globo)
“Ela é uma antagonista, mas não é uma vilã. É uma personagem movida pelo amor e que luta para conquistar tudo que deseja. Mas não acho que ela tenha uma vilania”, defende Domingos Montagner.
O reencontro do casal vai acontecer muitos anos depois. Santo se casou com Luzia e teve duas filhas, Olívia (Giulia Buscaio) e Isabel (Ana Raysa). Já Maria Tereza foi obrigada a casar com Carlos Eduardo (Rafael Vitti/Marcelo Serrado), que assume o filho Miguel (Gabriel Leone).
“Mas o amor não realizado deixa marcas muito fortes na vida deles. A história toda se desvenda sobre esse eixo do amor interrompido”, explica Domingos.
Encarnação (Selma Egrei) Amarga, a mulher do coronel não tem carinho pelo filho e renega a nora. O neto é o único que tem sua atenção (Foto: Caiua Franco/TV Globo)
Luzia (Lucy Alves) Apaixonada por Santo, ela é capaz de tudo para conquistá-lo(Foto: Caiua Franco/TV Globo)
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto