Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > nem te conto
Whatsapp Whatsapp
NEM TE CONTO

'Velho Chico': Martim descobre que está morto e fica atordoado

A certeza da morte de Martim só virá a tona na última semana da novela

Redação iBahia • 15/09/2016 às 8:50 • Atualizada em 01/09/2022 às 11:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O telespectador de “Velho Chico” só vai ter certeza da morte de Martim (Lee Taylor) em capítulo previsto para ir ao ar no dia 26, na última semana da novela. Nesse dia, o filho de Afrânio (Antônio Fagundes) se dá conta de que morreu e surta. "Eu morri!?! Eu não... não posso ter morrido... eu estou vivo Eugênio... o senhor também está!", diz ele para o barqueiro, interpretado por Severino Dacelino.

				
					'Velho Chico': Martim descobre que está morto e fica atordoado
Eugênio, então, pergunta se ele não lembra quando entrou no Gaiola. Martim mira as águas do rio, viajando por sua memória até ser tomado pela lembrança da perseguição com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado). Martim lembra-se de ver o cunhado subir a mira para ele depois do acidente na ribanceira. E só então, pela primeira vez, ouve o som dos disparos contra ele. Parece sentir o corpo arder com os tiros e cair nas águas do rio, o sangue manchando as águas.
Martim segue em silêncio, atordoado... "Por muito tempo procurarô seu corpo pelo rio. Seus amigos, sua família, todos foram aceitâno aos pôco, do jeito que podia, que ocê num tava morto, mais tinha partido...", diz Eugênio. Martim fica atordoado e fala que precisa se despedir do pai. "Recolhi sua alma e lhe trôxe até aqui, como era minha missão c’ocê", diz Eugênio. Martim se dá conta que as pessoas que estavam no Gaiola eram almas. "Levei as alma delas pro lugar onde cada uma pertencia. Seu lugar é aqui, dotô", diz o barqueiro. Ele não entende e Eugênio explica: "Seu sonho não era esse? Vê esse rio corrê até o mar?".
Ele entrega a Martim sua carranca e aponta a ilha do cabeço. "Dotô levô a vida pra chegá aqui porque sabia que era aqui que ia terminá o que começô!", diz. Martim se entristece e fala que tinha muito o que fazer. "Seu destino é lutá por esse rio! A vida não se acaba quando termina...", fala o barqueiro. "Eu morri e... esse rio vai morrer também...", responde Martim. "Velho Chico é guerrêro, dotô! E rio que nasce guerrêro não desiste sem lutá!", diz Eugênio. O barco atraca na ilha do cabeço. Martim desembarca e mira o Gaiola Encantado soar o apito e fazer as pás girarem outra vez. Mira o farol pensando em tudo ao redor. É sua última parada.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NEM TE CONTO :

Ver mais em Nem Te Conto