Novelas

Viva o dia do TBT: oito novelas infanto-juvenis que marcaram a TV brasileira

Hoje, o iBahia te convida a relembrar um pouco das tramas que marcaram a história da TV brasileira

Lívia Oliveira (livia.oliveira@redebahia.com.br )
- Atualizada em

"Recordar é viver". Uma frase clichê, é verdade, mas aposto que você já pronunciou ela, principalmente quando encontrou memórias da sua infância ou adolescência. Hoje, o iBahia te convida a relembrar um pouco das novelas e séries infanto-juvenis que marcaram a história da TV brasileira nestes seus 70 anos de existência. Vem recordar com a gente! 

- Carrossel (1989)

Os telespectadores brasileiros vivenciaram uma verdadeira avalanche de novelas mexicanas nos 90 através do SBT. Carrossel foi uma delas. A trama, que foi exibida inicialmente em 1989 no México e transmitida no Brasil entre 1991 e 1992, trouxe para as telinhas a história de Helena (Gabriela Rivero) é uma professora que cuida dos pequenos alunos do segundo ano da Escola Mundial. Ela ajudava as crianças a lidar com seus dramas familiares e a entender os prós e os contras da vida com muita animação. 

Vale lembrar que Carrossel já foi reprisada algumas vezes na emissora de Silvio Santos e ganho também uma nova versão em 2012, com Larissa Manoela no elenco. 

Primeira versão | Foto: Divulgação SBT

- Malhação

A série exibida pela Rede Globo desde 25 de abril de 1995 marcou as tardes dos jovens brasileiros. Malhação sempre aborda temáticas do universo jovem, como relacionamento, início da vida sexual, gravidez na adolescência e dúvidas sobre futuro profissional. Entre tantos cenários - academia de ginástica, Gigabyte, casas de alguns personagens e escolas - vibramos com as histórias de Mocotó, Héricles, Dado, Yasmin Fontes, Fatinha, entre outros tantos personagens queridos.

Malhação 2005 - Divulgação/ TV Globo 

Em 1997, a novela argentina ganhou uma versão brasileira no SBT com cinco temporadas. Nas telinhas, os telespectadores acompanhavam a disputa entre Cinthia e Carmem pelas crianças do orfanato "Raio de Luz". Os pequenas aprontam todas e vivenciam diversas experiências - primeiro amor, decepções, solidão, entre outros.  O SBT também apresentou um remake da história, escrito por Íris Abravanel e feita totalmente no Brasil, que estreou em 2013. 

Foto: divulgação / SBT

- Beijo do vampiro (2002)

A trama com seres imortais que se alimentam de sangue, um núcleo de crianças destemidas, exterminadores atrapalhados e muitos efeitos especiais conquistou o público juvenil, na Rede Globo. A história de amor incompreendida de Bóris pela princesa Cecília ultrapassou os séculos.

Casamento dos vampiros Bóris e Marta Foto: reprodução TV Globo 

- Estrela-guia (2001)

Você com certeza já ouviu falar desta trama, que ficou mais conhecida como a novela da dupla Sandy e Junior, por ter os cantores no elenco. Estrela-guia abordava história de amor entre Tony (Guilherme Fontes) e Cristal (Sandy). A novela gerou muitas polêmicas. Na época, os humoristas do 'Casseta e Planeta' pegavam pesado nas piadas.

 Guilherme e Sandy em gravação de Estrela-Guia| Foto: Divulgação / TV Globo

 - Floribella (2005)

A versão brasileira da telenovela argentina Floricienta foi exibida pela Band e fez muitas garotas vibrarem, sofrerem e cantarem junto com a personagem principal, Maria Flor (Juliana Silveira). A órfã humilde que trabalhava como babá dos irmãos mais novos Frederico Fritzenwalden (Roger Gobeth), que acabou se apaixonando por ela. 

Foto: divulgação / Band

 - Rebelde (2004)

O ano era 2004. Meninas pintavam o cabelo de vermelho por causa da Roberta (Dulce Maria) e cantarolavam ao som de 'Sálvame'. Não entendeu? A verdade é que a novela mexicana 'Rebelde' era febre entre os brasileiros. Ela basicamente contava a história de um grupo de adolescentes que viviam à flor da pele e eram loucos por música. A trama originou inclusive a banda RBD, formada pelos seis protagonistas ( Alfonso Herrera, Anahí, Christian Chávez, Christopher von Uckermann, Dulce María e Maite Perroni), que chegou a realizar turnês em toda a América Latina. Em 2011, a telenovela ganhou um remake, exibido pela RecordTV.

Foto: divulgação / RecordTV


Apesar de não ter sido feita especificamente para o público infanto-juvenil, as telenovelas 'Caminhos do Coração', 'Os Mutantes-Caminhos do Coração' e  'Mutantes-Promessas de Amor', de Tiago Santigo e transmitidas pela RecordTV, impactaram os telespectadores brasileiros. O enredo cheio de personagens com superpoderes (visão telescópica e microscópica, super-velocidade, mulher-aranha, homem-fogo e lança raios) foi tema de muitas brincadeiras na vida real. 

Caminhos do coração | Foto: reprodução / RecordTV