Onde Está Meu Trio

Carnaval 2018: Linha de ônibus levará foliões de graça da Lapa ao Calabar

Durante os dias da festa, a capital contará com 2.600 ônibus, sendo 300 funcionando 24 horas por dia

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O transporte público em Salvador contará com um esquema especial durante os dias do Carnaval, que vai de quinta-feira (8) até a terça (13). A Secretaria Municipal de Mobilidade (SEMOB) anunciou que o serviço funcionará com cerca de 400 linhas de ônibus e frota total de 2.600 veículos, dividida em três faixas horárias e de acordo com a demanda apresentada.

No período com menos usuários, das 5h às 13h, a frota das linhas atuará com 50% dos coletivos; de 13h01 às 21h, a frota vai operar com 60% dos carros; já no horário de maior pico, das 21h às 5h do dia seguinte, será disponibilizada 70% da frota para atender aos foliões.

Além disso, das 400 linhas, cerca de 140 terão operação especial 24h para garantir a oferta de transporte principalmente na madrugada, durante todos os dias da festa.

Os micro-ônibus do Subsistema de Transporte Coletivo Complementar (STEC) estarão disponíveis no Carnaval. Cerca de 300 veículos distribuídos em 40 linhas vão operar 24h para atender aos trechos do Vale do Canela, Avenida Garibaldi e Praça Cayrú, com roteiros para Paripe, Ceasa, São Cristóvão, Periperi, Cajazeiras, Itapuã e Brasilgás.

A Prefeitura disponibilizará ainda ônibus da frota reguladora nas principais estações de transbordo da cidade. Além dos pontos de ônibus já existentes no dia a dia, haverá a criação de pontos especiais de embarque e desembarque durante o Carnaval na Praça Cairu (em frente ao Elevador Lacerda) e nas avenidas Anita Garibaldi Centenário e Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela).

Ônibus gratuitos
Assim como no ano passado, os foliões poderão aproveitar da linha Lapa/Calabar “Transfer”, com 36 veículos operando 24h, a partir de 5h da quinta-feira (8) até às 10h de quarta-feira de cinzas (14), de forma gratuita. Os veículos saem do subsolo da Estação da Lapa até o Calabar. Esta será a única linha de ônibus que deverá circular na Avenida Centenário durante a folia.