Onde Está Meu Trio

Carnaval 2019: veja como ir e voltar dos circuitos da folia de Salvador

Prefeitura ampliou números de linhas de ônibus nos locais da festa e em outros pontos da cidade

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Está se programando para ir ao Carnaval 2019? A Prefeitura de Salvador montou uma operação especial do transporte coletivo, táxis, e mototáxis para a folia, a partir de quinta-feira (28). Confira algumas modificações para o período:

Ônibus
O serviço funcionará com todas as 400 linhas de ônibus e com frota total, de 2.400 veículos, dividida em três faixas horárias.

Foto: Divulgação/ Secom

No período com menos usuários, das 5h às 13h, a frota das linhas atuará com 50% dos coletivos. Já das 13h01 às 21h, a frota vai operar com 60% dos carros. No horário de maior pico, das 21h às 5h do dia seguinte, a Semob disponibilizará 70% da frota para atender aos foliões.

Destas 400 linhas, cerca de 80 veículos terão operação especial 24 horas para garantir a oferta de transporte principalmente na madrugada, com atuação durante todos os dias da festa.

- Linhas especiais:

Saindo da Lapa

A partir do dia 28, a Semob vai ampliar o atendimento de 22 linhas até a Estação da Lapa, entre as 0h e 4h da manhã, quando o metrô interrompe os serviços. A partir das 4h, com o retorno da operação do metrô, as linhas retomam o atendimento normal.

Linhas que vão operar das 0h às 4h da manhã:

E124 | Lapa – Valéria
E131 | Bom Juá – Lapa
E133 | Lapa – Marechal Rondon
1107-01 | Terminal Acesso Norte – Tancredo Neves
1123-01 | Terminal Acesso Norte – Saboeiro/Estação Imbuí
1146-01 | Terminal Acesso Norte – Arenoso
1133-01 | Estação Acesso Norte – Pernambués
1333-01 | Estação Pirajá – Fazenda Grande 1/2 Circular
1366-01 | Estação Pirajá – Castelo Branco
1374-01 | Terminal Pituaçu –Vale dos Lagos
1405-01 | Cajazeira 8 – Estação Pirajá
1407-01 | Cajazeira 10 – Estação Pirajá
1412-01 | Cajazeira 11 – Estação Pirajá
1424-01 | Estação Pirajá – Fazenda Grande 4/3/2 Via Castelo Branco
E119 | Lapa – Canabrava/Nova Cidade
E109 | Mussurunga 1 – Lapa
E110 | Mussurunga 2 – Lapa
E123 | Alto do Coqueirinho – Lapa
E127 | Luís Anselmo – Lapa
E134 | Cosme de Farias – Lapa
E128 | Praia do Flamengo – Lapa
E132 | Engenho Velho de Brotas – Lapa

A prefeitura também vai reforçar a linha gratuita C-010: Lapa/Calabar “Transfer”, que contará com uma frota de 72 veículos, com operação 24 horas, a partir de 5h de 28/2 até as 12h de Quarta-feira de Cinzas (6), saindo do subsolo da Estação da Estação Lapa até o Calabar.

Saindo do Costa Azul

Outra opção é utilizar a E-106 Ondina-Costa Azul, com saída da Praça do Sol, para atender os usuários que se deslocam para o Largo de Ondina e integrada com as linhas convencionais. A linha vai operar diariamente, das 14h às 5h, com tarifa normal.

Saindo das estações de transbordo

A Semob também vai colocar à disposição dos usuários ônibus da frota reguladora nas principais estações de transbordo da cidade. Além dos pontos de ônibus já existentes, haverá a criação de paradas especiais de embarque e desembarque durante o Carnaval nas avenidas Anita Garibaldi, Centenário e Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela), além da Praça Cairu (em frente ao Elevador Lacerda).

- Frota complementar:

Os micro-ônibus do Subsistema de Transporte Coletivo Complementar (STEC) estarão disponíveis com cerca de 260 veículos distribuídos em 55 linhas vão operar todos os dias, de 4h à 0h. Esses coletivos vão atender aos trechos do Vale do Canela, Avenida Garibaldi e Praça Cairu, com roteiros para Paripe, Ceasa, São Cristóvão, Periperi, Cajazeiras, Itapuã e Brasilgás.

- Ônibus executivos:

Se você pretende ir ao Circuito Batatinha (Pelourinho) utilizando o transporte coletivo vai contar com o serviço dos ônibus executivos. A linha Aeroporto – Praça da Sé e a Imbuí – Praça da Sé vão atender às principais vias da cidade entre quinta-feira (28) a terça-feira (5). Os veículos contam com ar-condicionado, poltronas acolchoadas, bagageiro, serviço de internet sem fio, com tarifa de R$3,90.

Linha Aeroporto – Praça da Sé

Itinerário: São Cristóvão, Avenida Dorival Caymmi, Piatã, Patamares, Aeroclube, Pituba, Amaralina, Largo da Mariquita, Rua Eurícles de Matos, Avenida Garibaldi, Praça Lord Cochrane, Vale do Canela, Avenida Contorno e Praça Cairu.

Linha Imbuí – Praça da Sé

Itinerário: Orla, Cardeal da Silva, Garibaldi, Vasco, Dique, Vale do Canela, Avenida Contorno e Praça Cairu.

- Expresso Carnaval:

O serviço especial de transporte oferece ônibus que sairão dos shoppings Salvador e Salvador Norte em 20 minutos, sem paradas nos percursos,  em direção aos pontos de desembarque localizados na Barra, na Ondina e na Garibaldi.

Com funcionamento das 13 às 6h e frota de 50 veículos, os shuttles serão tarifados em R$ 25, ida e volta, por pessoa e estacionamento incluso. Vale ressaltar que qualquer cidadão pode acessar esse serviço, e não apenas aqueles que deixarem seus carros estacionados nos pontos de acesso. As últimas viagens sairão às 6h dos pontos próximos aos circuitos (Vitória Center e ISBA). Os tíquetes já estão sendo vendidos nos postos do Salvador Norte Shopping e Salvador Shopping.

Foto: Divulgação/ Secom

Táxis
Toda a frota de táxi de Salvador estará em operação no período do Carnaval. Cerca de 7.200 veículos estão autorizados a utilizar a Bandeira 2 a partir das 18h do dia 28/2 até as 12h de 6/3.  Os foliões que optarem por este meio de transporte podem acessar a tabela de referência de preço de corrida, que pode ser adquirida em alguns dos postos de informação de trânsito e transporte para o Carnaval ou acessada no site.

Além disso, foram criados 16 pontos especiais de táxi para embarque e desembarque durante os dias da festa, com funcionamento 24 horas.

Mototáxis
Os mototaxistas vão atuar na folia com mais 1.100 profissionais credenciados. Para atender à demanda dos foliões, a Semob montou uma operação especial, com a criação de seis pontos de embarque e desembarque, com funcionamento 24 horas, nas proximidades dos circuitos, a exemplo do Politeama, Praça Cairu, Vale do Canela, Centenário, Avenida Garibaldi e Avenida Oceânica.

Metrô
Durante o Carnaval, do dia 1º (sexta-feira) a 6 de março (quarta-feira de cinzas), o metrô de Salvador e Lauro de Freitas funcionará em esquema especial. Serão antecipadas as aberturas da operação, passando a funcionar das 4h às 00h para embarque na Estação da Lapa. Até as 4h50, as demais funcionam apenas para desembarque. De acordo com a CCR Metrô Bahia, ao todo, serão 35 trens em operação.

As estações Lapa e Campo da Pólvora são as mais próximas dos circuitos da folia. De lá, é possível seguir a pé para os circuitos Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico) ou integrar com ônibus, táxi ou transporte por aplicativo para chegar até o circuito Dodô (Barra-Ondina).

Os terminais de ônibus integrados administrados pela CCR Metrô Bahia - Pirajá, Retiro, Acesso Norte, Rodoviária e Mussurunga – também irão antecipar o início das atividades para as 4h da manhã. Quem quiser integrar o metrô com o carro particular, pode utilizar o estacionamento privado, localizado no Terminal de Ônibus Pituaçu. O local conta com 370 vagas e o acesso é feito pela 4° Avenida ao CAB. Nos dias de Carnaval, o estacionamento vai funcionar 24 horas. A credencial de acesso pode ser adquirida antecipadamente.