Carnaval

Carnaval 2020: confira os serviços de saúde oferecidos para os foliões

Unidades contarão com um total de 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, além da retaguarda do SAMU 192 e das emergências e hospitais. Além disso, serão 115 médicos na operação

Redação iBahia (redacao@portaliabahia.com.br)


Com o objetivo de garantir a assistência da população presente no Carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contará com cerca de 1.500 profissionais durante o período da folia. Será montada uma estrutura de dez Módulos Assistenciais funcionando 24 horas nos circuitos oficiais da festa.

Essas unidades contarão com um total de 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, além da retaguarda do SAMU 192 e das emergências e hospitais. Além disso, serão 115 médicos na operação, bem como cinco equipes de cirurgia bucomaxilofacial.


Os postos tipo IV, com capacidade para 20 leitos, serão instalados em locais de maior concentração de foliões e, consequentemente, ocorrências. O tipo III oferecerá 15 leitos; o tipo II, 10 leitos; e o tipo I, cinco leitos. Todos contarão com área de estabilização, com equipamentos de suporte avançado.

CIRCUITO MÓDULO TIPO Nº  LEITOS ENDEREÇO
BATATINHA Pelourinho I 5 Praça do Terreiro de Jesus - em frente à Faculdade de Medicina da UFBA
OSMAR Montanha II 10 Estacionamento de baixo – Praça Castro Alves, Ladeira da Montanha
Piedade IV 20 Praça da Piedade
Politeama II 10 Calçada, em frente ao Orixá Center
TCA II 10 Estacionamento do Teatro Castro Alves – Rua Leovigildo Figueira – Garcia
DODÔ Farol da Barra IV 20 Rua Professor Lemos de Brito, transversal entre a Marques de Leão e Afonso Celso
Shopping Barra II 10 Estacionamento E5 do Shopping Barra, com acesso pela Rua Miguel Bournier
Morro do Gato II 10 Rua José Sátiro Dias de Oliveira, subindo Shopping Barra
Sabino Silva III 15 Rua José Mirabô Sampaio, atrás do Hotel Ondimar
Ademar de Barros IV 20 Avenida Adhemar de Barros, na Praça Bahia Sol, em frente à Ortoped


Todos os módulos de saúde contarão com equipe multidisciplinar de médicos intervencionistas, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, apoio operacional, recepcionistas, higienizadores e digitadores. Ainda comporão o grupo assistencial cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofacial, sendo dois móveis e três fixas, situadas nos módulos da Montanha, Adhemar de Barros e Farol da Barra.    

No Circuito Mestre Bimba, o Centro de Saúde Sabino Silva será estruturado com cinco leitos de observação e um de estabilização, que funcionarão das 18h à 0h, do dia 22 a 25 de fevereiro, com equipe especializada no atendimento de urgência e emergência.   
A equipe do SAMU funcionará em plantão de 24 horas, com 57 ambulâncias, 12 motolâncias, um helicóptero e uma “ambulancha”. Além disso, as UPAs e Pronto-Atendimentos da Prefeitura estarão funcionando para atender à população.

  • VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A Vigilância Sanitária terá 10 praticáveis fixos espalhados pelos circuitos. O objetivo é otimizar a fiscalização dos carros de apoio e dos trios elétricos, camarotes, comércio formal e informal de alimentos. O trabalho dos fiscais visa evitar surtos alimentares e intoxicações causados pelo consumo de produtos sem as adequações sanitárias exigidas por lei.

  • FIQUE SABENDO

Outra ação importante promovida pela SMS, por meio da Vigilância Epidemiológica, será a de enfrentamento às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e AIDS. A estratégia do programa Fique Sabendo visa incentivar a detecção precoce das (DST’s) através da realização de testes rápidos.

Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público através de duas unidades a serem montadas em pontos estratégicos da folia: uma localizada na Praça da Piedade (das 9h às 21h, entre os dias 22 e 25 de fevereiro) e outra na Barra, na Rua Dias D´Ávila, próximo ao Farol (das 12 às 22h, entre os dias 22 e 25 de fevereiro).