Onde Está Meu Trio

Carnaval 2020: tecnologia conecta cidadãos e serviços públicos durante a folia

Serviço já registrou o acesso de quase 100 mil pessoas até este domingo (23)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Com o objetivo de garantir agilidade nos serviços e no diálogo com a população durante o carnaval, a Prefeitura de Salvador, por meio da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), disponibiliza durante a folia uma estrutura tecnológica que envolve desde sistemas e aplicativos de acompanhamento das demandas e ações dos órgãos, até a internet sem fio gratuita para os foliões, por meio do Conecta Salvador. 

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom 

O serviço já registrou o acesso de quase 100 mil pessoas até este domingo (23). Foram 879 mil fotos enviadas, 465 mil downloads de músicas e 993 mil acessos ao WhatsApp, 613 mil ao Instagram e 262 mil ao Facebook. Além da internet gratuita para população, a infraestrutura da Cogel também dá suporte aos órgãos municipais e apoia ações do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), em parceria com a Polícia Militar, através da transmissão das imagens geradas pelos drones da instituição. 

Dentre as ferramentas estão as câmeras de videomonitoramento nos circuitos oficiais da festa, que são utilizadas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) para coordenar as saídas dos trios elétricos e dos blocos. Além disso, as câmaras são utilizadas pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) no ordenamento do trânsito e pela Guarda Civil Municipal (GCM) para garantir a segurança dos foliões.

“A área de Tecnologia da Informação hoje faz parte do dia a dia de todas as pessoas e não poderia ficar de fora de uma festa tão grandiosa como é o Carnaval de Salvador. Por isso, toda a parte tecnológica municipal da maior festa de rua do planeta é disponibilizada pela empresa”, diz o diretor-presidente da Cogel, Alberto Braga.