Onde Está Meu Trio

Carnaval de Salvador deve movimentar cerca de R$ 1,8 bilhão neste ano

No total, o Carnaval 2020 vai gerar 215 mil postos de trabalho temporários

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Maior festa popular do planeta, o Carnaval de Salvador vai movimentar a cidade não só com música, mas também com grandes números na economia. Do dia 20 a 25 de fevereiro, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), cerca de 854 mil visitantes desembarcarão na capital baiana. O quantitativo é 6,7% maior do que o registrado no mesmo período em 2019.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Salvador
A movimentação deve gerar em torno de 1,8 bilhão na economia, decorrente dos gastos com a própria hospedagem, bebidas, alimentação, transporte, abadás, camarotes, roupas e acessórios. A expectativa para esse ano é que a taxa de ocupação hoteleira chegue a 95% em Salvador, sendo 97% nos hotéis próximos ao circuito.

No total, o Carnaval 2020 vai gerar 215 mil postos de trabalho temporários, com oportunidades em até 40 áreas de atuação em mais de 50 setores da economia.

Somente na montagem, desmontagem e operação de estruturas para a folia, a exemplo dos camarotes, serão 20 mil vagas. No ramo artístico, ligado à indústria do espetáculo, serão 10 mil. Na hotelaria, 1,7 mil. No setor público, a Prefeitura terá 10 mil colaboradores atuando na organização da festa. Só para citar alguns exemplos.

Dos turistas que irão chegar a Salvador no Carnaval, 435,8 mil virão do interior da Bahia e 331,5 mil de outros estados, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal. Também desembarcarão por aqui 86,2 mil estrangeiros, oriundos principalmente da Argentina, França, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Inglaterra.