A “Operação Carnaval” da Coelba foi iniciada desde novembro do ano passado para garantir a segurança de uma das maiores festas populares do mundo e assegurar o fornecimento de energia elétrica durante a folia em Salvador e no interior do estado. Uma das novidades para este ano são as inspeções das fiações e estruturas do sistema elétrico realizadas com drones, que serão utilizados para fazer o monitoramento da rede para identificar com precisão possíveis defeitos, permitindo que eles sejam corrigidos antes da interrupção de energia.

Outra ação importante foi a revitalização de toda a rede subterrânea do Circuito Batatinha (Pelourinho), com a substituição de 4,3 quilômetros de rede e a instalação de mais um transformador, aumentando a confiabilidade do sistema e a qualidade do fornecimento. No ano passado, a Coelba já havia realizado a obra de rede subterrânea do Porto até o Farol da Barra, o que garante maior segurança na área de concentração e circulação de trios.
A empresa investiu mais de R$ 4 milhões nos serviços de manutenção preventiva e melhoramentos na rede elétrica nos circuitos da festa em Salvador. A Coelba instalou mais 320 novos espaçadores de rede elétrica, totalizando agora 1.546 desses equipamentos, nas redes de média tensão, nos circuitos principais da festa. Estas ações, assim como a retirada das travessias de rede elétrica ao longo dos últimos anos, têm como objetivo deixar as ruas ainda mais seguras para o carnaval, tanto para foliões como para quem trabalha em cima dos trios elétricos.

As ações estão sendo realizadas não apenas nos principais circuitos da festa, mas também nos bairros com programação de Carnaval: Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Pau da Lima, Piatã e Nordeste de Amaralina.
Sensores Inteligentes – Nos principais circuitos do Carnaval de Salvador estão instalados 41 conjuntos de sensores, que ficam diretamente ligados ao Centro de Operações da concessionária, em Narandiba, fornecendo informações sobre a rede elétrica. A tecnologia permite identificar e localizar, em tempo real e com precisão, possíveis defeitos ou falta de energia nas ruas em que acontece a festa, o que proporciona maior rapidez de atendimento.
Atendimento - Serão mais de 200 profissionais por dia, envolvidos diretamente na “Operação Carnaval”, incluindo equipes trabalhando em locais estratégicos ao longo dos circuitos da folia e no carnaval dos bairros.
A central de atendimento 116 permanece à disposição para qualquer solicitação que envolva a rede elétrica.
*Conteúdo de responsabilidade do anunciante