Onde Está Meu Trio

Localize-se! Saiba onde estão os pontos de táxi e mototáxi no Carnaval

São 15 pontos de táxi e seis de mototáxis nos circuitos da folia

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A prefeitura de Salvador divulgou nesta quinta-feira (01) como vai funcionar os sistema de transporte alternativo durante o Carnaval de Salvador. Quem optar por ir para a folia ou retornar para casa de táxi ou mototáxi vai ter diversos pontos especiais próximos aos circuitos.

No caso dos táxis, os 7.200 veículos estão autorizados a utilizar a Bandeira 2 a partir das 18h da quinta-feira (8), até as 12h da Quarta-feira de Cinzas (14). No circuito Dodô, os taxistas devem respeitar as faixas exclusivas para táxis, que serão segregadas com gradis.

Um dos corredores fica na Av. Oceânica, entre curva da Paciência e a Praça do Sol, com desvio para a Rua Senta Pua. O outro está localizado na Av. Centenário, entre o retorno compartilhado em frente ao Habib´s até o último retorno próximo à Rua Miguel Bournier. Todos os táxis que adentrarem essas vias deverão acessar as faixas exclusivas para embarque e desembarque de passageiros.

Quem for utilizar este tipo de transporte pode ter acesso a tabela de referência de preço de corrida, com origem/destino, para ter uma estimativa do valor que vai ser cobrado pelo percurso. Essa tabela pode ser adquirida em alguns dos postos de informação de trânsito e transporte para o Carnaval ou acessada no site mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br.

Neste ano, foram criados 15 pontos especiais de táxi para embarque e desembarque durante os dias da festa, com funcionamento 24h. São eles:

· Vale do Canela (viaduto Menininha do Gantois);
· Politeama de Cima (Colégio Ideia);
· Av. Joana Angélica (Colégio Central);
· Praça Cayrú (em frente ao Elevador Lacerda);
· Rua do Tijolo (ao lado do Viaduto da Sé);
· Av. da França (próximo ao Galpão 7 – Codeba);
· Ladeira do Taboão (próximo ao Largo do Pelourinho);
· Rua Gabriel Soares (perpendicular à Ladeira dos Aflitos);
· Terminal da Barroquinha (ao lado do posto policial);
· Av. Centenário (retorno próximo à Rua Airosa Galvão);
· Estação da Lapa (parte interna);
· Porto da Barra (próximo ao Hotel Sol Barra);
· Rua Edgar da Mata (perpendicular à Av. Ademar de Barros);
· Av. Garibaldi (esquina com a Rua Agnelo de Brito);
· Ondina (próximo ao ISBA).

Quanto aos mototáxis, que neste ano foram regulamentados pela prefeitura, vai contar com uma operação especial, com seis pontos de embarque e desembarque, com funcionamento 24h. São eles:

• Politeama (bolsão do lado esquerdo ao ponto de táxi);
• Praça Cairu (estacionamento Zona Azul, em frente ao Elevador Lacerda);
• Vale do Canela;
• Centenário;
• Av. Garibaldi (área em frente à Clínica Nova Face, saída da Adhemar de Barros);
• Av. Oceânica (ISBA) (Estacionamento).

Elevador e Planos Inclinados
Vale lembrar que, ao longo do Carnaval, o Elevador Lacerda funciona de forma gratuita a partir da 6h do dia 08, até às 12h do dia 14. O Plano Inclinado Liberdade-Calçada também será gratuito entre os dias 8 a 13, das 6h às 22h. Já os Planos Inclinados Gonçalves e Pilar funcionarão, nos dias 8 e 9, das 7h às 19h. Após essas datas, os ascensores serão fechados, retornando às atividades no dia 15, a partir das 7h.