Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

Segurança, saúde e cidadania: confira serviços do Carnaval 2020

Governo e secretarias atuarão em todos os dias da folia

Redação iBahia • 18/02/2020 às 15:52 • Atualizada em 28/08/2022 às 9:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Para atender a demanda do fluxo de foliões durante os dias de Carnaval em Salvador, o Governo do Estado e as secretarias vão realizar operação especial na folia em diversos setores. Confira:

Reforço nos hospitais
Haverá o reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior, a instalação de três unidades de saúde nos circuitos de Salvador e Porto Seguro para a realização de testes rápidos que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como a distribuição de preservativos, além de campanhas educativas que visam a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e a doação de sangue.

Na capital, os hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos (HGRS), Ernesto Simões (HGES) e Subúrbio (HS) estarão prontos para receber, se necessário, ocorrências de maior gravidade. Ainda em Salvador, o Hospital Eládio Lasserre e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Pirajá, Curuzu e Cajazeiras serão monitoradas por profissionais da Sesab, a fim de verificar o funcionamento e possíveis necessidades de transferência de pacientes para unidades de maior complexidade. No interior, os hospitais estaduais em Camaçari, Lauro de Freitas e Porto Seguro também terão atenção diferenciada. Equipes da Sesab farão inspeções diárias nas unidades de saúde com o objetivo de verificar, entre outros itens, a necessidade de substituição ou suplementação de material.

Pelo terceiro no consecutivo, o Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual do Hospital da Mulher, localizado no Largo de Roma, em Salvador, estará de portas abertas para acolhê-las durante o Carnaval. Mulheres, adolescentes e mulheres trans expostas a situações de abusos e violência sexual serão acolhidas no centro, que dispõe de equipe multiprofissional com médicas ginecologistas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas.

Reconhecimento Facial
O sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública será ampliado no Carnaval de Salvador. As câmeras estarão espalhadas em pontos estratégicos dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Centro Histórico). A ferramenta será empregada também em pontos de entrada e saída, além de estações de transporte público.

Desde que foi implantada, em dezembro de 2018, a ferramenta tecnológica auxiliou nas prisões de 133 foragidos da Justiça pelos crimes de homicídio, estupro, tráfico de drogas, roubo e furto. Ainda no quesito tecnológico, serão 300 câmeras monitorando os três circuitos oficiais, acompanhadas 24h por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviarão imagens em tempo real para o COI. O esquema de policiamento vai contar com 27 mil policiais e o detalhamento será divulgado, durante a coletiva da SSP, na segunda-feira (dia 17).

Rui Costa deu entrevista coletiva sobre o Carnaval nesta quinta-feira (13) (Foto: Isadora Sodré/iBahia)


Combate ao racismo
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), atuará no Carnaval de Salvador, mais uma vez, com o serviço de enfrentamento ao racismo. Os trabalhos serão abertos na quinta-feira (20), às 9h, com a equipe do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, na sede do Procon (Rua Carlos Gomes, 746, centro). O atendimento no posto fixo do Procon acontecerá todos os dias da folia, sempre das 10h às 22h.

No circuito Dodô (Barra-Ondina) estará em funcionamento a Unidade Móvel do Centro de Referência Nelson Mandela. Serão oferecidas informações, atendimento preventivo e acolhimento de denúncias de racismo. O equipamento será instalado na Avenida Ademar de Barros, nas imediações do Monumento das Gordinhas, no bairro de Ondina.

Trabalho infantil
Em mais um ano, a campanha sobre o trabalho infantil e exploração será destaque na atuação da Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social por um Carnaval sem violações de direitos. Assim como no ano passado, a ação de conscientização da secretaria neste ano começou antes mesmo do início do carnaval. Diversas atividades foram realizadas em bairros populares de Salvador e em locais de grande fluxo de pessoas, como aeroporto e rodoviária, ampliando o alcance da campanha para diferentes públicos.
A SJDHDS dá início, na próxima quinta-feira (20), às atividades do Plantão Integrado de Proteção no Carnaval de Salvador, iniciativa de combate às violações de direitos contra crianças e adolescentes durante a festa. O plantão, composto por órgãos públicos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos, tem a finalidade de combater o trabalho infantil e a exploração sexual e garantir a proteção integral do público infanto-juvenil. A iniciativa conjunta funcionará na sede do Procon-BA, localizada na Rua Carlos Gomes, nº 746, no Centro de Salvador, até o último dia oficial da folia, na terça-feira (dia 25).

Ouvidoria
Todos os canais de acesso a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) estarão disponíveis à população, durante o Carnaval. Nesse período, o cidadão poderá registrar sugestões, elogios, reclamações, além de solicitar informações sobre os serviços públicos prestados pelo Governo Estadual. Durante esse período, o atendimento na OGE será entre os dias 21 e 25 de fevereiro, das 8h às 18 horas. Além da central de atendimento, algumas Ouvidorias Especializadas também estarão atuando em regime de plantão. A OGE vai atuar em parceria com outras secretarias do estaduais, a exemplo Secretaria de Turismo; Secretaria de Trabalho, Emprego e Esporte; de Políticas para as Mulheres, além da Secretaria de Segurança Pública e Saúde, entre outras.

Leia mais:



Guias e monitores de turismo
Profissionais qualificados para o atendimento ao visitante atuam, durante o Carnaval, em importantes destinos turísticos da Bahia: Salvador, Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo e Praia do Forte são áreas onde a Secretaria Estadual do Turismo presta serviço com o projeto Guias e Monitores, um receptivo especial que orienta e elimina dúvidas com segurança em até nove idiomas, além da língua portuguesa. Nas cinco cidades, os profissionais fazem atendimentos até terça-feira (25). Em Porto Seguro, os Guias e Monitores estão no aeroporto e estação rodoviária, bem como na Passarela do Descobrimento, onde acontece a programação do Carnaval, e no distrito de Arraial D'Ajuda. Este ano o projeto conta com 254 profissionais habilitados para fornecer informações turísticas com qualidade e precisão em 10 idiomas com o português, incluindo a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os idiomas são: inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, yorubá, norueguês, japonês e mandarim.

Receptivos
Em Salvador, a Setur faz um receptivo no aeroporto nos dias 20 e 21, sempre das 10h20 às 12h, no saguão interno e externo do desembarque nacional, com banda de sopro itinerante e baianas distribuindo fitinhas do Bonfim. Nos dias 24 e 25, é a vez da chegada dos turistas de cruzeiros para curtir a folia. No primeiro dia chega um navio com mais de cinco mil turistas, que vai ficar até o dia 26. Já no dia 25 chegam mais três navios, com mais de 10 mil turistas. No dia 24, o receptivo será às 20 horas, mas o ponto alto da recepção da Setur para os turistas ocorre na terça-feira (25), quando estarão atracados quatro navios no porto. Para receber os turistas em ritmo de Carnaval a Setur providenciou rixô elétrico, que junto com as tradicionais baianas vão receber os visitantes.

Internet grátis
Com capacidade para atender até 250 conexões simultâneas, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Prodeb, disponibiliza, através de dois pontos no Circuito do Pelourinho no Carnaval, internet Wi-Fi com uma conexão de dados de 500 Mbps. O serviço estará disponível de sexta (21) a terça-feira (25).

O sinal será acessível em dois locais: Largo do Pelourinho e Largo Terreiro de Jesus, onde a velocidade de 500Mbps será distribuída entre as conexões de acordo com a demanda. Para acessar, basta conectar o celular no sinal de Wi-fi que estará aberto e clicar no pop-up da Secti. Além disso, a secretaria também vai disponibilizar internet na casa “Respeita as Minas”, projeto de combate à violência contra a mulher da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

Fiscalização de trios
Como parte das ações de fiscalização que antecedem o Carnaval de Salvador, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) iniciou, na segunda-feira (10), no Parque de Exposições, a vistoria dos trios elétricos cadastrados para a festa. O serviço será realizado até o dia 20 de fevereiro.
O Detran-BA avalia se as condições mecânicas e estruturais dos veículos cumprem o que determina a legislação de trânsito. Nos dias de Carnaval, os trios serão novamente avaliados pelo Detran-BA na avenida, enquanto os motoristas terão que passar pelo teste do bafômetro, nas entradas e saídas dos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande).

Apoio a catadores
O Governo do Estado vai investir R$ 650 mil para apoiar o trabalho dos catadores de resíduos sólidos durante o Carnaval da Bahia. A ação “EcoFolia Solidária - O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente” beneficiará 900 trabalhadores, que serão atendidos em cinco pontos estratégicos nos dois circuitos da festa: Politeama, Pelourinho, Ladeira da Montanha, Barra e Ondina, e mais um no bairro do Nordeste de Amaralina.

O projeto, financiado pelo governo estadual, por meio das secretarias do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Meio Ambiente (Sema), é gerido pela Rede de Cooperativas, conta com a estrutura física dos pontos de apoio e distribui fardamento e equipamentos de proteção individual - botas, luvas e protetores auriculares, além de refeições e água para os catadores.

Elevador Lacerda e Plano Inclinado
O Elevador Lacerda funcionará de forma gratuita a partir de 6h do dia 20 até as 23h do dia 25 de fevereiro. Além de ligar as cidades Alta e Baixa, o modal leva os foliões diretamente para o Circuito Batatinha (Pelourinho). Nesta região também há parada de ônibus que fazem a linha Aeroporto/Praça da Sé e Imbuí/Praça da Sé.

O Plano Inclinado Liberdade-Calçada também será gratuito nesses seis dias, das 7h às 22h. Já o Plano Inclinado Gonçalves funcionará nos dias 20 e 21, das 7h às 18h30, e no dia a 22, das 7h às 13h. O Pilar, por sua vez, irá operar apenas nos dias 20 e 21, das 7h às 18h, retomando suas atividades na Quarta de Cinzas, às 12h.

Rodovias
Haverá reforço nas equipes e todos os recursos operacionais estarão disponíveis aos usuários, tais como guinchos leves e pesados, unidades de atendimento pré-hospitalar, inspeção de tráfego, caminhões-pipa (para combate a incêndio) e caminhões para captura de animais. A operação será coordenada pelo Centro de Controle Operacional (C.C.O.).

Além disso, os usuários receberão informações em tempo real através do Twitter e do App VIABAHIA.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador