Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Trios elétricos recebem vistoria para o Carnaval

Novidade deste ano é a pesagem obrigatória de todos os tipos de veículos

Redação iBahia • 08/02/2020 às 10:45 • Atualizada em 31/08/2022 às 10:28 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), iniciou os trabalhos de vistoria dos veículos que irão passar pelo Carnaval da cidade em 2020. A estrutura foi montada no Parque de Exposições e segue até o dia 21 de fevereiro no local para fiscalizar trios, minitrios, carros de apoios, de som, alegóricos e de equipamentos sonoros. O serviço funciona das 8h às 18h.

Neste ano, todos os veículos que serão utilizados na folia serão pesados. Cada modelo terá um valor máximo de peso que será permitido já contando com a instalação dos equipamentos de som, luz e demais componentes. Caso o veículo exceda o limite indicado para o modelo do veículo, ele terá que ser adequado para que a licença possa ser liberada.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom


Além do peso, durante a vistoria são analisados os itens de segurança, condições mecânicas e operacionais, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico. Além disso, sanitários e lanchonetes precisam atender às normas da Vigilância Sanitária.

Para que os representantes de cada marca participante da folia consigam a licença para os trios ou carros de apoio, é necessário que os equipamentos sejam vistoriados e aprovados pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Crea), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Participam também do processo de fiscalização a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e as pastas estadual e municipal da Fazenda e da Saúde.

Documentos
Os representantes dos veículos que desfilarão no Furdunço e no Carnaval de Salvador devem se dirigir à Central de Vistoria portando o documento do veículo; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos motoristas; e certificado do curso do Detran para eventos.

Após apresentação dos documentos, é entregue uma cartilha para que o responsável procure cada estande correspondente para que a vistoria seja realizada. Os responsáveis pelos blocos também devem apresentar a ata de fundação do grupo, CNPJ e dados pessoais do presidente.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais