Carnaval

Vai cair na folia? Nutricionista indica cuidados com a alimentação durante o Carnaval

De acordo com a nutricionista Ana Paula Paim, a festa pede que o folião priorize o consumo de frutas, vegetais, legumes, hortaliças e oleaginosas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Vai pular todos os dias de Carnaval? Está preparado para acompanhar os trios nos circuitos? Você precisa priorizar a alimentação saudável e não pular refeições. De acordo com a nutricionista Ana Paula Paim, que é coordenadora do curso de nutrição da Unijorge, a festa pede que o folião priorize o consumo de frutas, vegetais, legumes, hortaliças e oleaginosas, que são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Esses alimentos reforçam o sistema imunológico e garantem bom funcionamento intestinal.

Foto: reprodução
“Sugiro ingerir frutas frescas in natura ou em sucos com gengibre ou hortelã. Pode-se, ainda, comer mix de frutas secas com castanhas. Vegetais como abóbora e quiabo melhoram o trânsito intestinal. As carnes devem ser magras, grelhadas ou cozidas”, orienta Ana Paula.

A especialista ainda orientou que alimentos gordurosos e condimentados devem ser evitados, pois têm digestão demorada e podem ocasionar em urgências gastrointestinais no meio da avenida. O consumo de álcool e a transpiração excessiva também merecem atenção. Para manter a hidratação na folia, o ideal é apostar na ingestão de água, sucos de frutas naturais e água de coco. Imprescindíveis para evitar mal-estar,dor de cabeça e até desmaios.



Deu fome durante o circuito?


A nutricionista aconselha que o folião deve  ficar tentado aos alimentos vendidos na rua, a orientação é prestar atenção na higiene do local e nas boas práticas de manipulação. "É importante evitar aqueles de exposição prolongada e expostos a temperatura ambiente, livrando-se de infecções bacterianas e possíveis desconfortos gastrointestinais como diarreia e vômito", acrescentou.