Painel Atitude Digital

'A internet ainda não está pronta para debater de forma civilizada', afirma 'Tavião'

Youtuber participou de um bate-papo no Painel Atitude Digital neste domingo (19)

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Depois de três dias de conteúdo, cinco mesas e quatro oficinas, a primeira edição do 'Painel Atitude Digital' chegou ao fim neste domingo (19). Em tom descontraído, a palestra de encerramento falou sobre interações sociais e comunidades com os convidados Luciano Andolini, editor e produtor do Papo de Homem, e Otávio Albuquerque, dono do canal ‘Coisas que nunca vivi (ou evitava viver)’. Marcel Ayres, estrategista digital, mediou a conversa.

Foto: Gabriel Lopes/iBahia
Os anseios do ser humano moderno permearam durante a conversa. Assuntos como solidão e gênero foram debatidos e o público também pôde interagir com os palestrantes através de perguntas.

"O ser humano sempre está em busca de identificação e por isso sempre batem no peito e afirmam que torcem para tal time ou são de tal religião. É algo gostoso e inerente ao ser", disse Otávio Albuquerque.

Ele também contou que a positividade é algo que está em falta na internet. "Se for para falar palavrão ou desabafar, falo na vida pessoal. Qual a necessidade de falar 'Odeio abacaxi' quando você pode falar 'Gosto de manga?'", disse.

"A internet ainda não está pronta para debater de forma civilizada sobre determinados assuntos. Por exemplo, o Twitter é como um cartório da internet. Se você fala sobre alguma coisa as pessoas já 'cravam' ali: 'opa, o fulano pensa isso'", complementa.


Sobre comportamentos tóxicos nas redes sociais, Luciano Andolini falou sobre a postura adotada no site 'Papo de Homem'. "Durante o ano de 2016, o Papo de Homem pegou pesado em pautas de gênero, algo muito combativo. A nossa missão era conscientizar o homem de algumas coisas que estavam erradas e o caminho era bater de frente. Chegou um momento que em que o site estava intragável, não facilitava o diálogo saudável. Mudados a forma como abordamos determinados assuntos", disse Luciano.

Dicas para produção de conteúdo na internet

Otávio e Luciano também deram dicas para quem deseja começar a produzir conteúdo para a internet. "Faça uma coisa que é importante para você, algo que você tenha carinho. Acho que o mais importante para começar é ter o senso de motivação de levantar todos os dias e continuar com a sua ideia", conta Luciano.

Para Otávio Albuquerque, o Tavião, as pessoas tendem a achar que as ações serão imediatas com algum tipo de retorno. "Eu vi uma estatística de um serviço de música recentemente. O estudo diz que a maioria das pessoas ouve apenas playlist, mas não ouve o disco inteiro. Isso é sintomático da nossa época: as pessoas não analisam o conteúdo como um todo e gostam de pular etapas hoje em dia. É importante construir as coisas e saber que elas levam tempo", afirma.

Para conferir tudo que rolou no painel, acesse o site oficial do evento. Entre os assuntos discutidos estão Big Bata, Cidades Inteligentes, Redes Colaborativas, Representatividade, Comunicação Digital, Influência, Aprendizado, Robótica, Interações Sociais e Comunidades.

O Painel Atitude Digital é patrocinado pela CAIXA e Governo Federal, sendo uma realização da Icontent em parceria com o Portal iBahia.

Confira na íntegra a mesa 'Interações Sociais e Comunidades':