Painel Atitude Digital

Conteúdos digitais e experiências serão debatidos no Painel Atitude Digital

Nomes nacionais falam sobre conteúdo digital baseado em experiências pessoais na construção de comunidades

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Conteúdo digital produzido de forma autêntica e verdadeira. Conteúdos que, apesar de (e justamente por serem) centrados em experiências individuais, fazem sentido pra toda uma comunidade. Esse é o ponto de partida para o bate-papo “Interações Sociais e Comunidades”, que acontecerá no Painel Atitude Digital, a partir das 18 horas do dia 19, domingo. O youtuber Otávio Albuquerque, do canal Coisas que Nunca Vivi e Evitava Viver, e Luciano Andolini, editor do site Papo de Homem, são os convidados da mesa, que terá como mediador o especialista em Interações Sociais, Marcel Ayres.

Além de doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas na linha de Cibercultura (Póscom – UFBA) e professor, Marcel fundou e dirigiu empresas especializadas em digital, tais como a PaperCliQ Comunicação e Estratégia Digital, a SOMMAR Social Media Marketing e a COM Inteligência Digital. Atualmente é consultor de Marketing Digital e Business Intelligence no Grupo Engenho e sócio da consultoria Hackel, especializada em soluções de educação, inteligência de negócios e tecnologia.

Os convidados da mesa vão falar sobre o impacto que produtores de conteúdo digital e influenciadores têm obtido ao usar suas experiências pessoais como ponto de partida nas interações que estabelecem com sua audiência, construindo relações de proximidade e familiaridade que eram impossíveis fora desse novo contexto social trazido pela hiperconectividade. A ideia é conversar sobre comunidades e redes colaborativas, perpassando temas como sociabilidade e experiência.

Foto: Reprodução
Conhecido no meio como o youtuber mais gente boa do país, Otávio Albuquerque, ou simplesmente Tavião, já trabalhou com arte publicitária e tradução literária, mas ficou conhecido na internet ao criar seu canal de culinária, o Rolê Gourmet, com seu amigo PC Siqueira, tornando-se responsável por um verdadeiro boom de conteúdo culinário no YouTube Brasil. Fora da cozinha, Otávio foi diretor da Tastemade Brasil, a primeira network global focada em culinária do YouTube, onde gerenciou mais de 50 canais brasileiros do nicho. Também foi diretor de conteúdo do YouTube Space São Paulo e também trabalhou na construção e abertura do YouTube Space Rio até o fim de 2017, quando se aposentou da vida corporativa. Em 2015 criou o canal Coisas Que Nunca Vivi e Evitava Viver, onde discorre acerca das coisas que aprende vivendo novas experiências, fazendo links interessantes relacionados a autoconhecimento e evolução pessoal.

Luciano Andolini é editor e produtor de conteúdo do site Papo de Homem – uma publicação online que, fundamentada na construção e manutenção de uma comunidade, desenvolveu uma rede colaborativa de produção de conteúdo focado no homem moderno e suas dores. Enquanto um dos curadores dessa rede de autores voluntários que alimenta o site, Luciano aposta no poder da comunidade e das boas conversas, defendendo a produção de conteúdo que vá além da cultura do entretenimento, sendo capaz de estimular pensamento crítico e ação.

O Painel Atitude Digital é patrocinado pela CAIXA e Governo Federal, sendo uma realização da Icontent, em parceria com o Portal iBahia.com.

Painel Atitude Digital - Big Bata, Cidades Inteligentes, Redes Colaborativas, Representatividade, Comunicação Digital, Influência, Aprendizado, Robótica, Interações Sociais e Comunidades, serão os temas debatidos na primeira edição do Painel Atitude Digital. O evento vai estabelecer conversas sobre comportamento e cultura em mesas e oficinas com a participação de nomes locais e nacionais de destaque, que têm contribuído para o estudo do ambiente digital, e suas evoluções. Ao todo são cinco mesas e duas oficinas, que buscam apresentar conexões entre as mudanças no nosso olhar perante o mundo e as principais tendências da cultura digital.

Incentivo à cultura - A CAIXA investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências.

A CAIXA Cultural Salvador foi inaugurada em 1999, no prédio datado do século XVII, que já abrigou a antiga Casa de Orações dos Jesuítas e onde, ao longo da história, já trabalharam personalidades como Glauber Rocha, Caetano Veloso e Lina Bo Bardi.

Após ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e restaurada pela CAIXA, a Casa hoje oferece ao público duas galerias de arte, um anfiteatro, um salão para espetáculos, uma sala para eventos e uma sala de oficinas, constituindo importante espaço de difusão cultural localizado no centro de Salvador (BA), com sala para eventos e uma sala de oficinas, constituindo importante espaço de difusão cultural localizado no centro de Salvador.

Painel Atitude Digital
Quando: 17, 18 e 19/08/2018 – (Sexta, Sábado e Domingo)
Onde: Caixa Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, 57, Centro.
Entrada Franca, observada a capacidade do espaço - Estacionamento gratuito ao lado nos dias 17 de agosto, a partir das 18h e 18 e 19 de agosto, a partir das 14h.
Horários do evento:
17/08/2018 - a partir das 18 horas
18 e 09/08/2018 - a partir das 14horas