Painel Atitude Digital

Desafios da computação e aprendizado coletivo são discutidos no Painel Atitude Digital

Evento é realizado na Caixa Cultural, na Carlos Gomes, em Salvador

Gabriel Lopes* (gabriel.freitas@redebahia.com.br)
- Atualizada em

O terceiro dia (19) do 'Painel Atitude Digital' começou com um bate-papo sobre o mundo digital e seus desafios. Os palestrantes da mesa 'Redes Colaborativas e Aprendizado' foram Henrique Foresti, engenheiro mecânico (Robolivre) e Débora Abdalla, pesquisadora do projeto Onda Digital da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Eles ficaram com a tarefa de provocar reflexões sobre educação no público que compareceu ao evento, realizado na Caixa Cultural, na Carlos Gomes.

Foto: Gabriel Lopes/iBahia

A conversa foi mediada por Vicente Aguiar, gestor da Colivre, e discutiu como a cultura digital mudou o aprendizado coletivo e experiências colaborativas no contexto educacional. Idealizador do projeto 'Robolivre', Henrique Foresti conhece bem o ambiente de ensino e explicou a iniciativa que faz parte.

"O Robolivre é uma rede de desenvolvedores que são ligados na área de robótica e de softwares e hardwares livres. A ideia é fazer transformação social através da robótica", disse.

É nessa transformação que Débora Abdalla acredita. Para ela, o uso de ferramentas livres é fundamental para quem está começando na área tecnológica. "O conhecimento e o desafio que a temos dentro da área da computação é enorme. Não é dentro de uma grade curricular fechada que vamos conseguir passar tudo para nossos estudantes. A grade te fornece o alicerce para vencer as dificuldades e achar soluções. Mas é nos projetos de tecnologia livre que o jovem aprendiz consegue estar em contato com o mundo e fazer seu conhecimento", afirma.

O evento continua e a partir das 18h, a segunda mesa do dia, 'Interações Sociais e Comunidades' abordará a criação de comunidades e redes colaborativas, perpassando temas como sociabilidade e experiência. 

Aprendizado na prática

Neste domingo (19), a oficina 'Robolivre' foi realizada mais uma vez e apresentou aos participantes conceitos e técnicas de construção de robôs, através da experiência de ensino da robótica para crianças em escolas públicas.

SERVIÇO:

Quando: 19/08/2018 (domingo)

Onde: Caixa Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, 57, Centro

Entrada Franca, observada a capacidade do espaço - Estacionamento gratuito ao lado
Classificação: Livre

Confira na íntegra a mesa 'Redes Colaborativas e Aprendizado'



*Sob supervisão da repórter Isadora Sodré