Painel Atitude Digital

Oficinas, influenciadores e mais: veja como foi o segundo dia do Painel Atitude Digital

Evento será realizado até este domingo (19) e apresenta ideias sobre os impactos do ambiente digital na cultura e comportamento

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A chuva forte que caiu em Salvador neste sábado (18) não assustou o público que marcou presença no segundo dia do 'Painel Atitude Digital'. O evento é gratuito e acontece até amanhã (19), na Caixa Cultural, na avenida Carlos Gomes.

A primeira mesa (Redes Colaborativas e Representatividade) deste sábado (18) começou às 15h e abordou a temática de negócios que usam redes colaborativas para ganhar dinheiro, ao mesmo tempo, que fomentam comunidades. Os convidados Antônio Pita, co-fundador do Diáspora Black e Anderson Meneses, fundador da Agência Mural de Jornalismo das Periferias compartilharam sua experiência com o público. O bate-papo foi mediado por Ítala Herta, co-fundadora do Instituto Vale do Dendê.

(Foto: iBahia)
"As pessoas mais empreendedoras do Brasil estão nas periferias e precisam enfrentar, a todo momento, a falta de alguma coisa. Elas criam seus próprios negócios, do zero, e são empreendedoras natas, que estão guerrilhando todos os dias. Isso é importante para que as comunidades conquistem os espaços que estão aí", afirma Anderson Meneses, vencedor do prêmio Digitalks de Melhor Profissional de Mídias Sociais pelo trabalho realizado no portal Catraca Livre durante 7 anos.

Antônio Pita também falou sobre a importância dos espaços conquistados. "Há 10 anos, você não encontrava produtos para cabelos crespos nas farmácias. Eles não chegavam nas grandes vitrines e grandes marcas. Mas de 10 anos pra cá, isso explodiu e hoje são diversos mercados de vários setores. Essa visão já está sendo passada para outros setores", disse.


A segunda mesa (Comunicação Digital e Influência) começou às 18h, com foco no conteúdo digital produzido por marcas e a relação com influenciadores digitais. A conversa com o público ficou por conta de Pedro Alvim, coordenador de conteúdo e redes sociais do Magazine Luiza, e Thaís Mara, gerente de influência da Mutato Comunicação. A palestra foi mediada por Paulinha Paz, formada em Comunicação Social pela UFBA.
(Foto: iBahia)
Mão na massa
Além das palestras, o público também teve a chance de experimentar a prática robótica. A oficina 'Robolivre' apresentou conceitos e técnicas de construção de robôs, através da experiência de ensino da robótica para crianças em escolas públicas em Recife.
(Foto: iBahia)
Mas não parou por aí, a Caixa Cultural também foi palco de um curso com o objetivo de ajudar pequenos empreendedores a usar de forma eficiente as redes sociais na divulgação de seus negócios. A oficina foi ministrada por Adelino Mont'Alverne, mestre e doutorando em cultura digital (PPGCCC/UFBA), coordenador do curso de Publicidade da Faculdade Ruy Barbosa.

O Painel Atitude Digital será realizado até este domingo (19) na Caixa Cultural. A entrada é franca. É possível encontrar mais informações no site oficial do evento.