Painel Atitude Digital

Rede contra preconceito: Diaspora.Black é AirBNB para população negra

Startup nasceu após episódios de racismo com o CEO da empresa

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Um dos convidados do Painel Atitude Digital, Antonio Pita, é o responsável pela criação do aplicativo "Diáspora.Black", que serve como um AirBNB para a população negra, com quartos, casas e apartamentos onde não há preconceito. Segundo ele, o projeto nasceu após uma série de episódios de racismo contra o CEO da empresa, Carlos Humberto. "A ideia, com a criação da startup, foi de agregar em uma única rede pessoas interessadas em valorizar a cultura negra de cada cidade", conta.

Além disso, o Diáspora tem a ideia de difundir o sentimento de pertencimento. "O projeto inspira os jovens a ampliar seus horizontes de pertencimento, suas ambições. Mostramos que é acessível e, principalmente, demonstramos que sua cultura possui um valor universal, e que ela está manifestada de diferentes formas, em diferentes cidades, como força da presença e contribuição das populações negras, em diferentes países da diáspora africana", afirma.

Foto: Reprodução
Para ele, a tecnologia sempre foi uma aliada das minorias: "as redes sociais são ferramentas importantes para dar visibilidade e difundir, além das fronteiras territoriais, os laços de pertencimento, identidade e valores culturais daquela comunidade". Mas também é necessário ter cuidado com estas plataformas: "são ferramentas com códigos algorítimos, muitas vezes configuradas por finalidades estritamente comerciais, o que também é um fator de risco e atenção no uso dessas tecnologias".

Questionado sobre o papel das minorias na hora do debate sobre as suas próprias mazelas, ele é enfático: "O papel que nos cabe neste debate é de protagonismo e nenhum outro. É hora das verdadeiras minorias ouvirem e se abrirem ao diálogo construtivo, pois o debate sobre racismo. Seu combate e superação, é de responsabilidade de todos e imprescindível para a construção de um projeto nacional", finaliza.

O Painel Atitude Digital será realizado entre os dias 17 e 19 de agosto, na Caixa Cultural. Você pode conferir todas as novidades do evento na página ibahia.com/painelatitudedigital.