Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Alergia em cães pode aumentar com a chegada da primavera

Estima-se que a dermatite atópica afete entre 15% a 30% da população canina

Redação iBahia • 09/10/2016 às 23:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 14:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Com o aparecimento das flores na primavera, a ocorrência de alergia a pólen nos cães também tende a aumentar. Os sintomas aparecem, principalmente, no momento em que o animal se expõe a uma quantidade grande de alérgenos aos quais ele é sensível. A reação alérgica mais comum é a manifestação de coceiras persistentes que podem ocorrer por meio de lambedura, arranhadura e mordedura. Por este motivo, é importante ficar atento aos sinais do seu melhor amigo.
Estima-se que a dermatite atópica afete entre 15% a 30% da população canina*. Essa doença é causada por elementos presentes no ambiente que o cão absorve pela pele, como ácaros de poeira, pólen e fungos. Em geral, a alergia é uma reação de defesa exagerada do organismo, que passa a combater o alérgeno – elemento causador da alergia – de maneira excessiva e provoca uma reação de incômodo na pele do animal.
“Ao se coçar compulsivamente, o cão tende a provocar feridas com suas unhas. Estas lesões podem causar doenças secundárias, como infecções. Além disso, o prurido (nome técnico da coceira) também piora seu bem-estar, pois ao invés de brincar e ter uma rotina saudável, o cão se coça sem parar. Outro comportamento sintomático é balançar a cabeça e se lamber compulsivamente, – ou seja, nem sempre esfregar a pata contra o corpo é o único indício de coceira”, explica a médica veterinária e gerente de produtos da Zoetis, Marcela Tocchet.
Para aproveitar o que a primavera tem de melhor, não é preciso impedir que seu cão corra e brinque em áreas verdes por causa do pólen. Alguns cuidados podem ajudar: use capas plásticas e lençóis em camas e casinhas, mantenha a grama baixa e vasos de plantas no alto para que o animal não tenha contato direto, e escove o cão diariamente para eliminar qualquer resíduo que possa causar alergia.
Caso seu melhor amigo já apresente um quadro de coceira alérgica, a Zoetis tem a solução. “Recentemente lançamos o Apoquel: produto com um mecanismo de ação único e inovador, uma vez que visa às vias específicas de inflamação e prurido. Ele não é um corticosteroide – portanto, não tem seus efeitos colaterais –, pode ser utilizado com outras medicações e permite diagnosticar a causa de base da coceira sem interferir no resultado de certos exames”, conta Marcela.
Apoquel é apresentado em comprimidos e ajuda na diminuição da coceira alérgica, seja ela atópica ou não. “Porém, é fundamental que o proprietário leve o animal ao veterinário para realização do diagnóstico da causa da coceira e definição das demais medidas de tratamento pertinentes”, afirma.
*Fonte: Vet Immunol Immunopathol

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento