Petlovers

Alimentação de boa qualidade é importante também para a saúde dos pets

Alimentação para pets pode ser feita através de rações, alimentos úmidos industrializados e alimentação natural caseira

Especial de Conteúdo*
- Atualizada em

Oferecimento
Não é exagero em dizer que a saúde começa pela boca. Nosso organismo se comporta diante da fonte de combustível, no caso, os alimentos. Se temos uma base alimentar saudável com baixos teores de gorduras, açúcares, sódio, e uma ingestão balanceada de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais teremos um organismo resistente aos fatores externos e menos propenso a doenças.
Foto: Reprodução / Pinterest
Isso também é válido para os animais. Novos estudos mostram que animais com alimentação saudável mantém a integridade da sua microbiota intestinal, assim, interferindo, beneficamente, de forma direta na modulação do sistema imunológico tornando esse indivíduo mais resistente as adversidades ambientais já que sua imunidade sempre estará em condições adequadas.
 
A escolha da alimentação ideal para o pet – que pode ser rações, alimentos úmidos industrializados e alimentação natural caseira - deve levar em consideração alguns fatores, como: disponibilidade de tempo do seu tutor para preparo, estilo de vida do animal, idade, sexo do animal, status reprodutivo, scorre corporal, doenças preexistentes, dentre outros.

Entre as rações, existem algumas classificações. A comum possui concentração nutritiva baixa, com ingredientes de qualidade inferiores, e consequentemente possuem um preço de mercado baixo.  As standarts apresentam um melhor balanço nutricional, no entanto, a fonte proteica caracterizada como inadequada.  As rações Premium possuem matéria prima de qualidade, tendo quantidade de proteína adequada com origem recomendada. Além disso, apresentam uma boa palatabilidade. Por fim, as Super Premium têm o valor de mercado mais elevado que as demais, por apresentar proteínas 100% de origem animal, o que facilita a digestão, ingredientes selecionados e nutrientes balanceados.

É sempre recomendada uma boa conversa com o médico veterinário para escolha da melhor alimentação para cada animal, principalmente em se tratando da alimentação natural para que haja o balanceamento ideal da dieta evitando deficiências nutricionais e imunidade fragilizada.

*Texto de autoria de Carlos Augusto Cerqueira, médico veterinário especializado em clinica e cirurgia de carnívoros domésticos