Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > entretenimento
Whatsapp Whatsapp
ENTRETENIMENTO

Confira sete cuidados que você deve ter com seu pet no verão

Deixe as caminhas nas áreas mais frescas da casa e em caso de viagem, nunca deixe o animal em carro fechado

Redação iBahia • 31/01/2021 às 16:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 14:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Cães e gatos possuem uma grande capacidade de adaptação às variações de temperatura. No entanto, são necessários cuidados extras com a saúde dos pets em períodos de mais calor e baixa umidade do ar.

Foto: Reprodução

"Para a maioria das 430 raças de cães e 54 raças de gatos, a faixa de conforto térmico encontra-se entre 10°C e 30°C de temperatura ambiente", afirma o médico-veterinário, presidente da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), Carlos Augusto Donini.

Viagem requer prevenção
Neste período, as cidades litorâneas costumam ser o destino da maior parte das famílias. Para as que optam por viagens com os animais de estimação, é fundamental adotar medidas preventivas antecipadamente, sendo, duas das mais primordiais, a consulta com um médico-veterinário e a verificação da carteira de vacinação, que precisa estar com as doses anuais em dia.

Em regiões que possuem praias, há uma preocupação maior em relação à dirofilariose, uma doença causada por um verme, que ataca o coração.

"Alguns vermes presentes em cães que não foram vermifugados têm ovos eliminados pelas fezes que, na terra ou areia, evoluem em larvas que contaminam outros cães e, inclusive penetram a pele humana", alerta Donini.

Na piscina ou no mar
Em caso de uso de piscinas e cidades em que animais são autorizados a entrarem no mar, o médico-veterinário orienta quanto à qualidade da água. "Em relação ao mar, se estiver dentro dos padrões para banho, não há riscos para os cães. Quanto às piscinas, é necessário uso de cloro e fungicidas, desde que com manejo convencional. Os excessos de produtos ou o seu uso inadequado podem causar irritações dermatológicas."

Confira as dicas da presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-SP, Cristiane Pizzutto, e do presidente da Comissão de Políticas Públicas do Regional, Carlos Augusto Donini para aproveitar os dias de verão com seu pet:

1- Proporcionar água à vontade
Espalhe mais vasilhas pela casa e, durante os passeios, leve água e faça paradas para permitir a hidratação.

2 - Manter o pet em ambientes arejados
Deixe as caminhas nas áreas mais frescas da casa e em caso de viagem, nunca deixe o animal em carro fechado, mantenha as janelas abertas para ventilar.

3 - Ter atenção aos passeios
Evite excesso de exposição ao calor em passeios longos. Dê preferência para início da manhã e o fim da tarde, evitando o período entre 10h e 15h. Certifique-se de que o asfalto, calçamento ou areia não estão muito quentes, para evitar queimaduras. Se o animal precisar sair com focinheira, opte pelos modelos de grade, que permitem ventilação.

4 - Ficar atento aos sinais de cansaço
Exemplos são: respiração acelerada, ofegante e muito tempo com a língua para fora. Diante dos sintomas, pare, ofereça água e deixe o pet descansar.

5 - Aumentar a periodicidade de banhos e de escovação
"Banhos com água em temperatura ambiente podem ajudar (quando estiver mais de 34°C), mas a escovação com mais frequência (no sentido contrário do pelo, de trás para frente) proporciona melhores resultados no equilíbrio e conforto térmico", esclarece Donini.

6 - Prevenir acidentes com parasitas e outros animais peçonhentos
Junto ao médico-veterinário, mantenha em dia o controle de pulgas e carrapatos, bem como as medidas preventivas relacionadas às viroses e doenças transmitidas por mosquitos. Cuide também da higiene dos ambientes, para diminuir o risco de acidentes com aranhas, escorpiões, entre outros.

Incidentes deste tipo costumam ser mais frequentes nesta época, especialmente quando o animal viaja com a família e passeia em lugares desconhecidos.

7 - Aproveitar o período de férias para brincar com seu pet
Não deixe de brincar com seu amigo peludo durante o tempo livre. "Uma dica, para o animal que está acostumado a brincar com bolinhas ou mordedores, é colocá-los no freezer para ficarem mais geladinhos e o animal ter mais prazer ao brincar", finaliza Pizzutto.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ENTRETENIMENTO :

Ver mais em entretenimento