Petlovers

Dia D de vacinação antirrábica para cães e gatos acontece neste sábado (09); veja locais

A imunização é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá promover  neste sábado (09  um dia D de vacinação antirrábica gratuita em postos de saúde e itinerantes em diversas localidades de Salvador. A imunização é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade. Este ano mais de 110 mil cães e gatos foram imunizados contra raiva no município. A ação será realizada das 9h às 15h.

Será uma oportunidade de atualizar a situação vacinal dos bichos, além dos 100 postos de saúde que ofertam a vacina, de segunda à sexta-feira, das 08h às 14h. O procedimento é gratuito.

Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. “Nos bairros de Brotas, Pituaçu e Ondina houve registro este ano de raiva em sagui, morcego e cavalo, respectivamente. Com isso, cães e gatos ficam vulneráveis ao contato com outro animal infectado, principalmente morcegos. Esses casos evidenciam que o vírus rábico circula entre animais silvestres da cidade, por essa razão, a vacinação antirrábica dos animais domésticos é tão importante”, explica Aroldo Carneiro, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Desde 2004 Salvador não registra casos de raiva humana. O vírus da doença é transmitido ao indivíduo por meio da saliva do gato, cão, sagui ou morcego infectado.

CONFIRA OS LOCAIS DE VACINAÇÃO NO 'DIA D'