Quero Ser Aprovado

Cinco atitudes que podem atrapalhar seu estudo durante a quarentena

Mesmo em casa, as distrações podem ficar maiores

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
O isolamento social é uma experiência nova para a maioria das pessoas. Sair da rotina do colégio ou cursinho e depender apenas do seu rendimento em casa para estudar pode ser difícil para algumas pessoas. Algumas atitudes podem atrapalhar o rendimento nesse novo cenário. Listamos então o que não fazer na rotina de estudos na quarentena:

Não ter um planejamento

É preciso ter um planejamento do que será estudado no dia para você conseguir lidar com toda demanda. Estabeleça um horário fixo diário de estudo para ter uma rotina. Anote o que você precisará estudar em determinado dia ou semana para não deixar nada de fora.

Não criar um local de estudo

Não estudo em qualquer lugar. Escolha um canto da casa que seja apropriado para as suas demandas de estudo, com boa iluminação e que não tenha ruídos externos. Isso te ajudará a concentrar. Também não fique de pijamas e tente seguir o máximo a rotina normal.

Não tirar dúvidas

Estar isolado em casa não significa estar sozinho. Com a internet, aulas e discussões onlines são cada vez mais comuns. É possível então fazer grupos de estudos à distância e anotar suas dúvidas para perguntar ao professor durante essas aulas. A participação ativa para esclarecer dúvidas ou algum ponto do material de estudo que não ficou claro é fundamental para um bom resultado.

Não evitar distrações

O uso dos celulares e redes sociais pode ser tentador durante a rotina em casa. Mas eles podem tirar o foco do conteúdo, além de desperdiçar o tempo destinado aos estudos, o que pode fazer demorar ainda mais para acabar a lição.

Não ache que são férias

Quarentena não é férias! A frase virou quase um bordão em tempos de isolamento social. Estar em casa nessa situação não significa relaxar e descansar, mas sim continuar com seus compromissos do dia a dia. As aulas à distância importam tanto quanto as presenciais. O conteúdo continuará sendo cobrado por meio de avaliações e o aluno precisará de mais foco e organização. O acúmulo de aulas, deveres e estudos pode gerar uma série de problemas ao longo do curso.