Quero Ser Aprovado

Confira dicas para entender as obras de arte na prova de literatura

Alguns aspectos podem te ajudar a "decifrar" como as artes visuais se relacionam com as escolas e obras literárias brasileiras

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Muitos pensam que as provas de literatura são só texto. Mas a imagem pode falar muito e também precisa ser interpretada. Não é incomum se deparar com obras de arte nas provas de literaturas de vestibulares. 

Essa interpretação pode parecer complicada, mas prática e alguns aspectos podem te ajudar a "decifrar" como as artes visuais se relacionam com as escolas e obras literárias brasileiras.

- Verossimilhança

Verossimilhança se refere a algo que parece real. Alguns quadros parecem fotografias, de tão real que são, enquanto outros são abstratos e fogem da realidade totalmente. E essas características podem se relacionar com escolas literárias, que tendem a ir mais pelo caminho da verossimilhança, como o Realismo e o Barroco.  

- Formas

Analise as formas e também as cores - mesmo a prova sendo em preto e branco, na sua maioria, é possível distinguir o claro e o escuro - das obras. Um objeto que é redondo, mas aparece quadrado. Qual é o significado disso, por exemplo? Essa é uma característica do Modernismo, por exemplo. 

Em relação as cores, o claro pode significar iluminação e pureza. O escuro pode ser dúvida, medo, raiva.

- Quem está na obra

A obra apresenta figuras humanas? Quem são elas? Identifique homens, mulheres, santos, deuses, se o foco é a beleza ou a feiura. Já obras que não representam pessoas podem fazer parte de certos momentos históricos, quando existia uma falta de interesse no ser humano e um interesse maior no ambiente.

Observe também o local que é retratado na obra e se parece que a ideia do autor é valorizar o ambiente ou dar foco para as pessoas? O local é retratado como algo bom ou ruim?