Quero Ser Aprovado

Enem: aplicador é responsável por vazamento de prova, diz ministro

Segundo Weintraub, MEC tomará as medidas cabíveis contra quem descumpriu regras

Agência O Globo
- Atualizada em

Um aplicador de prova foi o responsável por vazar a foto da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ). A afirmação foi dada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, neste domingo durante coletiva de imprensa no Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A foto de uma página com a proposta de redação do Enem, que este ano abordou a "Democratização do acesso ao cinema no Brasil" , começou a circular na internet, segundo o ministro, após o início da avaliação. O ministro afirmou que o Ministério da Educação (MEC) vai tomar as medidas cabíveis para acionar o responsável e "escangalhar ao máximo" a vida dele. Apesar do vazamento, o ministro considerou o Enem um sucesso e disse que o exame foi "perfeito".

— Eram três provas, e os códigos de barra dessas provas eram de pessoas que faltaram, então provavelmente foi um aplicador. A polícia vai entregar o nome, entregar a pessoa. É uma pessoa má, que abusou da confiança dos outros — afirmou o ministro.

Weintraub não confirmou a informação dada inicialmente de que o vazamento teria acontecido em Pernambuco. Segundo ele, a afirmação foi dada num primeiro momento, mas é preciso aguardar. O ministro afirmou que o vazamento não causou danos e não há margem para questionamentos legais do Enem.

— Num primeiro momento eu queria dar tranquilidade de que tinha o controle da situação, mas agora vamos esperar mais um pouco (para afirmar de onde partiu). Do ponto de vista prático, não vai fazer a menor diferença, essa pessoa não estará lá para aplicar a segunda prova do Enem. Ela vai pagar pelos atos e más intenções, mas o dano foi zero — afirmou Weintraub.

Em seguida, Weintraub defendeu a punição rigorosa para o responsável:

— O que a gente vai fazer é escangalhar ao máximo a vida dele. Eu sou a favor sempre que a pessoa que é um transgressor pague o preço da transgressão dela. Eu sou uma pessoa que acha que as punições no Brasil são leves. Faremos tudo que puder fazer para essa pessoa pagar pela ma fé dela, para realmente se arrepender amargamente de ter um dia vindo ao mundo — disse.