Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Enem: dez maneiras de usar post-its na hora de estudar

Estudantes dão dez sugestões para usar os papéis amarelos adesivos na preparação para a prova

Redação iBahia • 08/08/2019 às 19:56 • Atualizada em 28/08/2022 às 4:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O estudante Gabriel Matucci, de 17 anos teve sucesso no ENEM depois de recorrer a um método de estudo pouco convencional: todos as suas anotações de caderno foram substituídas por post-its, aqueles pequenos papéis amarelos que podem ser grudados em qualquer lugar. Neles, Gabriel anotava os tópicos mais importantes de cada matéria. Percebeu que poderia fixar melhor o conteúdo e não desviar a atenção com possíveis temas que já não precisava mais memorizar:

— Se eu anotasse só o principal nos post-its, conseguiria ter aquele conteúdo sempre na minha frente. Estaria constantemente revisando. E é isso o que importa de fato: estar com os tópicos mais importantes na sua cabeça.

Foto: reprodução

Esta é só uma ideia de como esse material pode ser usados por quem se prepara para o Enem. Gabriel explica que o importante é que cada um analise o melhor método para si, e que o estudante não precisa estudar exclusivamente com post-its, como ele fez.

— Minha sugestão é que as pessoas anotem os tópicos mais difíceis de serem lembrados e colem sempre perto de onde estudam para revisarem constantemente. Resolva muitas questões e, quando bater aquela dúvida, recorra aos post-its — sugere.

DEZ MANEIRAS DE USAR O POST-IT NA HORA DE ESTUDAR:

1) Organizar o conteúdo das aulas na agenda


Na sua agenda, cole os post-its com os tópicos mais importantes estudados em sala de aula daquele dia. Dessa forma, quando você for estudar, saberá quando aquele conteúdo foi tratado pelo seu professor e em que dia ele aparece no seu caderno.

2) Destacar conteúdos em apostilas e cadernos

Ao usar apostilas ou livros, use os pequenos papéis amarelos para anotar os tópicos fundamentais de cada página. Assim, eles estarão sempre em evidência, quando você usar o material novamente.

3) Marcar páginas de livros

Dobre o post-it ao meio e cole na borda das páginas do livro, para que ele sirva de marcador. Ele pode ser usado para indicar em que página fica determinado conteúdo, ou quais são as páginas que precisam ser estudadas, por exemplo.

4) Memorizar conceitos e fórmulas importantes

Anote as informações principais das matérias que você mais precisa estudar e cole em lugares estratégicos, como o seu mural, a parede do quarto, o espelho do banheiro ou até mesmo na geladeira.

5) Anotar as principais tarefas da rotina de estudos

Organize sua agenda de estudos do dia seguinte antes de dormir. Anote tudo em post-its e cole na sua escrivaninha: 9h - estudar álgebra / 10h - estudar geometria / 11h - fazer exercícios / 12h - almoçar...

Leia mais:



6) Montar cronogramas semanais ou mensais de estudo

Use os post-its para montar um calendário semanal. Pegue sete papeizinhos e cole em uma folha A3. Escreva o nome de um dia da semana em cada um. Embaixo de cada dia, use post-its para anotar as tarefas de cada data. A cada final de semana, você descarta os papéis usados e os substitui por novas tarefas a serem cumpridas. Se quiser montar um cronograma do mês, divida a tabela por semana (semana 1, semana 2, semana 3, semana 4).

7) Feito, fazendo, a fazer

Em uma grande cartolina ou até mesmo na própria parede do quarto, escreva as palavras "feito", "fazendo" e "a fazer" em três post-its diferentes. Abaixo deles, use outros papéis adesivos com temas que você já estudou, que está estudando e que ainda precisa estudar e cole-os nas posições adequadas, de acordo com cada tarefa. Você pode mudar os papéis de lugar à medida que avançar — o que você está "fazendo" um dia irá para a coluna do "feito", por exemplo, e assim sucessivamente. Isso dá uma boa ideia do quanto você já progrediu.

8) Destacar dúvidas e dificuldades

Anote suas dúvidas nos post-its e cole-os no livro, no caderno ou na apostila, por cima dos conteúdos nos quais você encontrou dificuldade. Isso facilita na hora de perguntar depois ao professor ou de buscar as respostas na internet.

9) Escrever mensagens inspiradoras

Busque frases motivadoras ou peça para pessoas próximas escreverem recados curtos que sirvam para te inspirar. Servem trechos de música, de poema, palavras bonitas... Cole os papéis em lugares estratégicos: capa da agenda, capa do caderno, mural de estudos, computador. É sempre bom encontrar um alento assim quando bate o nervosismo.

10) Não esquecer os principais prazos do exame

Anote as principais datas relacionadas ao exame (prazo de inscrição, data de envio dos cartões de confirmação, dias das provas, horários... Reserve um espaço no seu mural só para esses dados.

Post-it no 'planner'

Anna Julia Albino, de 16 anos, já participou de duas edições do Enem como treineira e em 2019 vai fazer o exame para valer, mirando em uma vaga para Direito. Ela também usa os post-its para memorizar fórmulas e conteúdos importantes, mas vai além. Escreve frases motivacionais, já que este é um período conturbado para a maioria dos jovens e isso a ajuda a não desistir.

Já Letícia de Almeida, de 17, conta que desde pequena brincava com os post-it das irmãs mais velhas e adotou a prática para o vestibular.

— Uso de quatro formas: anotando as minhas atividades diárias no meu 'planner', fazendo lembretes, para destacar fórmulas e conteúdos importantes. Ainda separo as matérias nos cadernos e apostilas. Enfim, em todos os lugares possíveis.

Jorge Portugal dá dicas em parceria com professores

Já está no ar o Quero ser aprovado!, especial do iBahia em parceria com o professor Jorge Portugal para oferecer aos internautas o melhor conteúdo para a prova do Enem, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro 2019.

Assista a playlist do programa:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais