Quero Ser Aprovado

Está chegando! Confira dicas para controlar a ansiedade na véspera do ENEM

Neste ano, as provas do ENEM acontecem nos dias 3 e 10 de novembro e, além do conhecimento técnico, é preciso exercitar o autocontrole

Especial de Conteúdo
- Atualizada em
Enfrentar os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o primeiro desafio de muitos jovens pós ensino médio. Por isso, este momento pode gerar ansiedade. Neste ano, as provas do ENEM acontecem nos dias 3 e 10 de novembro e, além do conhecimento técnico, é preciso exercitar o autocontrole, para que a ansiedade e o nervosismo não atrapalhem o desempenho.

Eduardo Calbucci, educador e fundador do Programa Semente, explica que a ansiedade e a preocupação são emoções que fazem parte da família do medo. “Normalmente, essas emoções estão ligadas ao fato de nós identificarmos um perigo, aumentando seu tamanho e, ao mesmo tempo, crendo que nossas capacidades para resolver esse problema são menores do que realmente são”.
Foto: Divulgação
O especialista orienta que antes do exame o vestibulando identifique as preocupações produtivas e as improdutivas, a fim de exercitar o autocontrole. “Existem certas coisas que fogem completamente do nosso controle e essas são as preocupações improdutivas. Pensar ‘será que a prova vai ser mais difícil que no ano passado?’, ‘será que com a mudança de governo vai haver uma guinada no exame?’, por exemplo, não é um bom caminho, pois não temos dados para responder a esses questionamentos”, ressalta.

Entretanto, para reformular esse pensamento e controlar a ansiedade, Calbucci afirma que o foco precisa estar no momento presente, nas coisas que estão sob o próprio alcance. “É possível controlar o que você vai fazer no dia anterior à prova. Se a pessoa estiver com receio de chegar atrasada, ela pode se programar para que isso não aconteça. Ela pode também conferir a documentação para não ter problema, reler todas as orientações sobre o que se deve ou não levar para a prova, tudo isso pode diminuir a ansiedade”, diz.

Para Celso Lopes de Souza, psiquiatra e também fundador do Programa Semente, o furacão de emoções que invade os vestibulandos pode ser melhor administrado com a flexibilização cognitiva. “Por exemplo, reconhecer e nomear as emoções, identificar os pensamentos que estão estruturando essas emoções e reformular esses pensamentos quando eles estão distorcendo a realidade, é uma estratégia sólida para desenvolver o autocontrole antes e durante a prova”, conta o especialista.

Jorge Portugal dá dicas em parceria com professores

Já está no ar o Quero ser aprovado!, especial do iBahia em parceria com o professor Jorge Portugal para oferecer aos internautas o melhor conteúdo para a prova do Enem, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro 2019.

Assista a playlist do programa: