Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Fui mal no primeiro dia de prova do Enem; o que devo fazer agora?

Professores dão dicas para recuperar a pontuação em Ciências da Natureza e Matemática

Redação iBahia • 10/11/2019 às 11:55 • Atualizada em 27/08/2022 às 15:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Desde que o Enem passou a acontecer em dois domingos, em 2017, e não mais em apenas um fim de semana, muita gente se pergunta: o que o candidato deve fazer na semana de intervalo entre uma prova e outra? E se esse mesmo estudante acha que não foi tão bem no primeiro dia, como ele deve encarar o segundo?

Foto; Agência Brasil

Os professores costumam ser unânimes em afirmar que esta não é a hora de perder a esperança. De acordo com Virgínia Chaves, gerente de Formação e Desenvolvimento da Plataforma de Ensino Eleva, instituição responsável pelo gabarito extraoficial divulgado pelo GLOBO, o ideal é não se deixar se abalar e focar.

— É importante não desanimar. Pode parecer clichê, mas isso faz muita diferença. As nossas ações são muito direcionadas pelo modo como a gente pensa. Se o candidato desanima neste momento, pode perder o foco — afirma ela.

A professora sugere que esses vestibulandos busquem o apoio de amigos e familiares para recuperar o equilíbrio emocional. Ela recomenda ainda privilegiar períodos de descanso nos dias que antecedem a segunda prova:

— É um momento de ter um estilo de vida o mais próximo possível do normal, e não de virar a noite estudando.


Leia mais:

  • Como recuperar a pontuação no segundo dia

Leia os enunciados atentamente
Virgínia, que é professora de biologia, afirma que estar atento ao suporte das questões, isto é, ao texto que acompanha os enunciados, é essencial para ter um bom desempenho na prova de Ciências da Natureza.

— A banca não vai passar textos desnecessários. Então não dá para fazer as questões sem ler direito esses conteúdos — recomenda ela.

Relembre a matemática do Ensino Fundamental
Para Dhiego Alex, professor de matemática da Plataforma de Ensino Eleva, uma estratégia para se preparar para essa prova é olhar, mesmo faltando poucos dias para o exame, os assuntos da base, ou seja, aqueles que foram aprendidos no Ensino Fundamental:

— A banca do Enem gosta muito disso: cálculo de grandezas proporcionais, regra de três... O exame costuma cobrar esse tipo de conteúdo, não só o que é ensinado no Ensino Médio.

Não perca muito tempo em uma única questão
Especialmente na prova de Matemática, alguns estudantes podem se sentir desafiados por algumas questões e passar mais tempo do que o necessário nelas. O ideal é não cair nessa "armadilha":

— Deixe esse "desafio" para ser feito depois que você tiver respondido a tudo o que for possível no exame e sobrar tempo. Todos os anos temos questões com resoluções rápidas e é por elas que os estudantes devem começar.

Em uma conta simples, explica Dhiego, o tempo de resolução médio de cada questão é de 3 a 4 minutos no segundo dia de Enem.

Comece a prova pelas questões mais fáceis
A sugestão não é primeiro fazer Ciências da Natureza e depois Matemática (ou vice-versa), mas sim passar pela prova toda respondendo de imediato ao que o estudante sabe. Pontuar nas questões mais simples é importante também para se garantir uma boa nota por causa do sistema de correção usado no Enem, a TRI .

Concentre-se em conteúdos que são recorrentes na prova nos últimos dias
As matérias que são abordadas no segundo dia de Enem são vistas por muitos estudantes como "vilãs", especialmente a matemática.

— Faz sentido, pois ela historicamente tem uma média mais baixa, comparada às outras provas. E isso pode ser utilizado a favor do candidato: se ele for bem, seu diferencial em relação aos outros será enorme.

A dica então é revisar, nestes últimos dias, os conteúdos que mais caíram no exame nos últimos anos, como estatística, análise de gráficos, cálculos e médias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais