Quero Ser Aprovado

Interpretação de texto: confira dicas para dominar essa habilidade

De acordo com a psicolinguística, ler e interpretar um texto requer algumas práticas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Oferecimento
Para um estudante, saber interpretar um texto é fundamental. Quando se trata de processos seletivos e vestibulares, essa competência é exigida em todas as provas e podem fazer toda a diferença nos seus resultados. 

De acordo com a psicolinguística, ler e interpretar um texto requer decodificar letras e símbolos, de forma a ler palavras e frases; compreender os significados do texto e captar suas informações principais e interpretar de forma crítica, usando conhecimentos anteriores. 

Como é possível melhorar nesse processo? Separamos dicas para você treinar sua capacidade de interpretação de texto. Confira:

Leia e releia, se for preciso

A falta de atenção pode ser um grande inimigo nessa situação. Ao ler uma questão de uma prova, certifique-se do que você leu e se for preciso releia e só depois faça o que foi pedido. Uma dica é praticar isso em suas leituras cotidianas, desde um livro à matérias de jornais e sites.

Destaque as ideias mais importantes

Aprenda a identificar aquilo que é mais importante em um texto ou mais relevante para a sua resposta. Para te ajudar, sublinhe o trecho. 

Reescreva com suas próprias palavras

Para fixar aquela informação e ter mais segurança de que interpretou de maneira correta, reescreva o texto com suas próprias palavras. Portanto, além de ler, reler e sublinhar um texto, para melhorar a capacidade de interpretação, resuma tudo que foi lido e parafraseie os trechos mais importantes.

Amplie seu vocabulário

Conhecer o significado das palavras que estão sendo usadas é essencial para melhorar sua interpretação do texto, por isso amplie seu vocabulário. Entre em contato com conteúdos diferentes, seja em podcasts, vídeos ou livros, por exemplo. Você pode investir também em jogos de palavras. Vai se divertir e também apreender.