Quero Ser Aprovado

Muito assunto para lembrar? Aprenda a fazer um bom resumo para provas

Recurso é um dos mais utilizados por estudantes para assimilar e memorizar os conteúdos

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Quem nunca fez - ou tentou fazer - um resumo antes de uma prova que atire a primeira pedra. O recurso é um dos mais utilizados por estudantes para assimilar e memorizar os conteúdos. No entanto, fazer resumos não é tão fácil quanto parece. Por isso, confira quadro dicas para montar o resumo ideal:

- Ao fazer o resumo, você estará também estudando. Então para elaborá-lo, o ideal é que você leia e releia o texto a ser resumido para ter certeza que assimilou o conteúdo. 

- Um resumo precisa trazer os conceitos mais importantes do assunto estudado, então é preciso ter isso em mente ao elaborá-lo. Organize algumas palavras chaves sobre o assunto, para te ajudar a se organizar. Além das palavras chaves, você pode também grifar itens e frases essenciais para compreender o conteúdo ou aquela informação que precisa ser decorada.

- Pense em como você explicaria o que está escrito no texto para alguém. Por exemplo, um resumo de História, uma dica é fazê-lo em ordem cronológica, para fazer sentido na sua cabeça. Você pode "desenhar" esquemas com as principais informações sobre cada tópico.

- Comece pelo básico do assunto e vá tornando-o mais complexo. Depois de ler sobre o conteúdo, identificar os pontos mais importante, é hora de escrever com suas próprias palavras. Assim, ficará mais fácil de compreender depois.