Quero Ser Aprovado

Nota máxima no Enem: veja dicas de preparação para prova de língua estrangeira

O professor de inglês Richard Jordan explicou que é essencial treinar a prática da leitura

Lívia Oliveira (livia.oliveira@redebahia.com.br)
- Atualizada em
Pronto (a) para o ENEM 2019? O professor de inglês Richard Jordan Silva garante que é possível se preparar para prova de língua estrangeira sem ter que estudar exaustivamente. "As provas focam mais em interpretação de texto. Se o aluno conseguir estudar de 20 a 30 minutos diários, ao chegar a prova ele estará munido de vocabulário suficiente para responder as questões com facilidade".
Foto: reprodução / Pixabay
Richard Jordan explicou ainda que é essencial treinar a prática da leitura para alcançar a nota máxima. Para te ajudar nos estudos de idiomas, o especialista separou algumas dicas. Confira:

1- Técnicas de leitura em inglês:
"Na hora da prova, a primeira coisa a se fazer é ver o que a questão pede através do Skimming, que é passar os olhos sobre o texto rapidamente para saber do que se trata. Depois, o estudante deve fazer o Scanning, que é uma leitura mais devagar observando atentamente o que é pedido", explicou o professor.

2- Você não precisa saber tudo: "caso não saiba o que significa todas as palavras, uma dica importante é olhar os cognatos (palavras parecidas com nossa língua) para que o texto faça sentido".

3- Amplie os objetos de estudo: vídeos de canais no YouTube, letras de músicas, filmes, poesias e livros são ótimos aliados. "O diferencial para se sair bem na prova de língua estrangeira é ter um bom vocabulário e uma boa capacidade interpretativa. A construção do vocabulário se dá pela ambientação do aluno com o idioma", indicou Richard.

4- Acompanhe o que acontece no mundo:
conhecimento sobre atualidades é um diferencial para responder a prova.

5- Preste atenção nos textos ou ilustrações: a interpretação é uma habilidade muito requisitada para responder às questões sem extrapolar o limite de tempo.

O Enem acontece nos dias 3 e 10 de novembro.

Jorge Portugal dá dicas sobre água

Já está no ar o primeiro programa do especial Quero ser aprovado!, especial do iBahia em parceria com o professor Jorge Portugal para oferecer aos internautas o melhor conteúdo para a prova do Enem, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro 2019.

Assista ao primeiro programa sobre Água: