Quero Ser Aprovado

Pedagoga dá dicas para estudar em casa; confira

Escolher um local e seguir um cronograma estão entre as sugestões

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Estudar em casa parece fácil, mas exige dedicação, disciplina e força de vontade. Com o isolamento social devido à pandêmica do COVID-19, muitos alunos estão se adaptando a educação não presencial, ou seja, as atividades online. Alexandra C. Lunardi, pedagoga do Colégio Integral, dá dicas para ajudar a organizar a rotina de estudos de forma mais eficiente sempre que precisar. 

Entre os conselhos está preparar um ambiente para a concentração, sendo essencial um local de estudos único, para todos os dias. A mente internalizará que aquele espaço possui uma função específica dentro da rotina em casa. Estudar no mesmo lugar que dorme, por exemplo, é provável que sinta sono durante as aulas online e estudos. Então, o ideal é um ambiente da casa que atenda as necessidades de organização dos materiais (livros, notebook, tablet, celular, caderno…) e confortável para se concentrar.

Um cronograma e meta diária são fundamentais. O planejamento é fundamental para organizar as matérias e não deixar que nada se acumule. Uma programação semanal com matérias, capítulos, conteúdos, estabelecendo metas diárias deve ser feita. Os horários das LIVES, postagens dos vídeos por parte dos professores e as aulas online, deve ser respeitado, aponta a especialista.

É importante fazer uma pausa entre as atividades. Para absorver os conteúdos, a mente também precisa de descanso. É bom estabelecer, com alarmes ou despertadores, horários para beber água, ir ao banheiro e fazer um lanche. Também é boa a interação com as pessoas que moram com o aluno. No entanto é bom evitar distrações.

“Parar um pouco é importante para manter a produtividade e a atenção. Assim como as aulas têm tempo específico, as pausas são necessárias. Alguns estudiosos apontam que para oxigenar o cérebro e manter o desempenho em alta, entre uma aula e outra faça uma pausa curta (5 a 10 minutos)”, diz Alexandra. 

Não é bom ter celulares por perto, apenas em caso de uso para as aulas online, pesquisas ou buscas na internet. Portanto é interessante desativar ou silenciar as notificações de redes sociais. Sem dúvidas, o maior vilão contemporâneo dos estudos é o celular. Se for possível, primeiro explora os livros e módulos, deixando para fazer pesquisas na internet apenas ao final de cada conteúdo.