Quero Ser Aprovado

Quatro documentários sobre a ditadura brasileira que podem te ajudar na prova de História

Tema pode ser cobrado na prova do Enem

Especial de Conteúdo
- Atualizada em

Oferecimento
Saber o que aconteceu durante o período da Ditadura Militar no Brasil é fundamental para analisar criticamente a história do nosso país. O tema pode ser cobrado em provas e alguns documentários podem ajudar a compreender ainda mais esse período, que começou em 1964, com a derrubada do presidente João Gourlart. 

Confira quatro dicas de documentários: 

O Dia que Durou 21 anos 


Documentos secretos e gravações originais da época mostram a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. O filme destaca a participação da CIA e da própria Casa Branca na ação militar que deu início a ditadura.

Disponível aqui.

Verdade 12.528


“Verdade 12.528″ (o nome faz referência à lei que criou a Comissão), lançado em outubro de 2013, é voltado especialmente para o público jovem. O documentário traz depoimentos dos parentes de mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar e explica como funciona e qual a importância da Comissão para apurar as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988.

Disponível aqui.

Memórias da Ditadura Militar no Brasil

Memórias da Ditadura Militar no Brasil conta com uma série de depoimentos que reúnem fatos marcantes do período. A ideia da produção foi tentar mostrar como estava a situação do Brasil antes e depois do golpe.


Disponível aqui

Damas da Liberdade 

O documentário Damas da Liberdade apresenta narrativas de mulheres do Movimento Feminino pela Anistia e do Comitê Brasileiro pela Anistia e retoma o debate sobre o período a partir da repressão e do medo vividos por muitos na época.

Disponível aqui