Quero Ser Aprovado

Veja mitos que podem derrubar sua nota no Enem

Achar que o exame exige mais interpretação do que conhecimento está entre os equívocos

Agência O Globo, com Redação iBahia
- Atualizada em
O Enem está sob holofotes como nenhuma outra avaliação no Brasil. Mesmo com toda essa atenção, ainda circulam alguns mitos sobre o conteúdo e formato do exame. O problema é que muita gente acaba levando eles a sério, o que pode acabar resultando perda de pontos.

Nesse sentido, vale a pena saber quais são os principais mitos para evitar cair nessas armadilhas. Veja abaixo quais são os principais.
Foto: reprodução / Pixabay
1. Não é preciso estudar muito para o Enem -
As peculiaridades do Enem deram origem a mal-entendidos que persistem desde 2009, quando a prova assumiu o formato atual. A partir do estilo mais interpretativo do exame, por exemplo, surgiu a falsa ideia de que a seleção não exige preparação.

2. A redação não é importante para quem vai fazer Exatas -

É comum ver candidatos a cursos de Exatas dedicando pouco tempo à redação do Enem. Em programas como Sisu e Prouni, de fato, as médias finais são alteradas de acordo com a opção de curso.

3. Matemática no Enem é só Lógica e Regra de Três -

A Matemática, motivo de dor de cabeça para boa parte dos alunos, é uma das áreas mais valiosas para a média final no Enem. Entre os mitos sobre como a disciplina é cobrada no exame, um bastante repetido é que conhecer bem os conceitos de Lógica e Regra de Três é o grande segredo para a prova.

4. É preciso responder só as questões mais difíceis -
Talvez o campeão entre os mitos sobre o Enem, o plano de responder somente as questões complicadas é de alto risco.



5. Estudar só o conteúdo da escola é suficiente -

Alunos exemplares no Ensino Médio não têm, necessariamente, alto rendimento no Enem. Uma dos motivos é a prova não se limitar ao material estudado nas escolas.

Jorge Portugal dá dicas em parceria com professores

Já está no ar o Quero ser aprovado!, especial do iBahia em parceria com o professor Jorge Portugal para oferecer aos internautas o melhor conteúdo para a prova do Enem, que acontece nos dias 3 e 10 de novembro 2019.

Assista a playlist do programa: