Agenda Bahia: grande desafio do Brasil é qualificar as micro e pequenas empresas


Os micro e pequenos empreendimentos brasileiros não precisam somente de inovação, eles necessitam de qualificação. É o que acredita o gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, Ênio Pinto, segundo palestrante da tarde desta quarta-feira (24) do seminário Agenda Bahia.

Além da falta de qualificação, as pequenas empresas brasileiras não são inovadoras, porque até o momento não precisavam. Mas com a mudança do panorama econômico mundial, segundo o gerente, os pequenos empresários precisam de qualificação para evitar a falência: “o grande desafio do Brasil não é abrir novos empreendimentos, é qualificar os empreendimentos de micro e pequeno porte”.

Gerente do Sebrae, Ênio Pinto, foi o segundo palestrante da tarde desta quarta-feira

Responsabilidade e desenvolvimento sustentável
A palestra “Inovação para as pequenas e médias empresas, um desafio competitivo”, abordada pelo gerente do Sebrae, foi seguida pela explanação de Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos.

Abrahão falou sobre a missão da organização sem fins lucrativos em prol do da responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Para ele, a sociedade como um todo necessita de mudanças: “É necessário uma mudança de atitude de todos nós e das empresas”.

ACOMPANHE AO VIVO A TRANSMISSÃO DAS PALESTRAS E DEBATES DO AGENDA BAHIA

O Instituto Ethos foi criado em 1998 com o objetivo de ajudar empresas a gerir seus negócios de maneira responsável socialmente. No entanto, Abrahão diz que a missão é mais importante do que a quantidade de empresas que são parceiras do grupo: “nós nos sentimos representando uma causa, e não as empresas”.

Sobre o Agenda Bahia
Durante os quatro dias do Agenda Bahia serão debatidos quatro temas, em datas diferentes, com o objetivo de discutir ações que resultem no desenvolvimento sustentável da Bahia, fortalecendo a posição de destaque do estado no país.

O Agenda Bahia é promovido jornal CORREIO e a rádio CBN, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e apoio da Ufba. Hoje, o tema é Sustentabilidade com foco em Inovação. Nos outros dois dias serão debatidos Agronegócio e Turismo.

CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DO AGENDA BAHIA

Os debates acontecem no auditório da Fieb, das 08h às 17h30. Além das palestras, o evento conta com tempo para perguntas da plateia e debates, realizados sempre ao final da manhã e da tarde.

AGENDA BAHIA:
– Inovação (Sustentabilidade), no dia 24 de agosto
– Economia Climática e Industrialização (Agronegócio), dia 14 de setembro
– Copa de 2014 (Turismo), no dia 27 de setembro