“A chuva chegou na hora certa, viu, minha filha? A gente já encheu foi tudo”, contou dona Diva Costa, 51 anos, enquanto mostrava três grandes bacias cheias de água da chuva na porta de sua casa, na Rua Régis Pacheco, no Uruguai, ontem.
Depois de uma semana sem água, o auxílio veio do céu: para os mais cheios de fé, como dona Diva, a chuva que caiu durante toda a madrugada e início da manhã em Salvador foi providência divina.
Mesmo que desde a terça o abastecimento tenha sido retomado gradativamente, depois de seis dias do rompimento da principal adutora da Embasa, a água que caiu do céu ajudou a diminuir a angústia de muita gente – e ajudou a voltar à rotina. “Quando vi que estava chovendo, corri para botar as bacias”, contou dona Diva.
Foto: Robson Mendes/ Correio 24h |
Na casa dela, ontem de manhã, já saía água da torneira da pia, ainda que não num fluxo tão forte quanto o que ela está acostumada. Mas esse tesouro já tinha destino certo: só para cozinhar, lavar pratos e roupas. “Não dá para desperdiçar essa daí, né?”, explicou, mostrando a torneira. “Tenho que lavar a casa hoje, depois de todo esse tempo, mas vou usar as bacias lá de fora, da chuva”, comentou.
Até os passarinhos que a dona de casa cria tiveram um dia melhor, ontem, quando ela finalmente trocou a água da gaiola.
O trabalho da limpeza incluía uma pilha de roupas sujas que a filha dela, Daiane Costa, 32, teve que encarar. “Não tinha como fazer isso antes”, explica. Também no Uruguai, na casa de dois andares onde dona Joelma Alcântara, 45, mora com os filhos, só chegou água em uma torneira – que fica bem perto na rua. “Minha filha mora embaixo, eu moro em cima, mas não tenho como ficar subindo escada com isso, senão vou botar os bofes pra fora”, explicou, enquanto mostrava o sistema que fez para subir o balde de 15 litros até sua casa com uma corda.
Assim, ela enchia o recipiente até a metade — se colocasse mais, a corda poderia romper — e o sobrinho, da laje, puxava o balde. Só nos 15 minutos em que conversou com o CORREIO, a água subiu oito vezes. E seria para muitos fins: banho, lavar roupas e pratos, cozinhar e até beber (depois de ferver, ela destaca).
“Tá saindo fininha, mas pelo menos está limpinha, né? Não está barrenta, como quando começou a chegar, ontem à noite. Posso viver até sem luz eternamente, mas, sem água, já vi que não dá”.
dia de banho No Caminho de Areia, a chegada da água também foi motivo de trabalho: era hora de limpar toda a sujeira acumulada desde a Semana Santa. Na casa do autônomo Emir Omar, 60, a esposa dele nem foi trabalhar, para cuidar da bagunça. “A chuva entrou pelo lustre e molhou tudo, não pude nem dormir na cama. Mas entendo que é necessário para a população. Hoje é dia de botar tudo em ordem”, comentou.
O caminhoneiro Rogério Teixeira, 81, e sua família só não tiveram mais dor de cabeça porque começaram a repetir as roupas. “Ele passou três dias sem tomar banho direito, usando a mesma roupa”, entregou a esposa, Alice Teixeira, 79. Mesmo assim, eles tinham um saco cheio de roupa suja. “Teve pingueira aqui por causa da chuva, mas vou aproveitar para limpar a casa. Amanhã (hoje), continuamos com a roupa”, brinca.
Apesar de a água ter voltado em muitas localidades de São Caetano, não foi assim para todos os moradores do bairro. Por isso, a atendente Luciana Ramos, 38, apelou para a solidariedade da vizinha. “Na dela está normal, na da minha mãe, também. Mas, lá em casa, não tem nem sinal! Tinha alguma água armazenada no tanque, mas agora acabou e precisei pedir. Vou dar banho no meu filho de 2 anos”, disse, mostrando um balde de 15 litros.
Previsão
Segundo a Embasa, empresa do governo do estado, até ontem à noite, o abastecimento seria regularizado na parte baixa do Bonfim, Mares, Boa Viagem, Jardim Cruzeiro, Lobato, Caminho de Areia, Baixa do Fiscal, Ribeira, Massaranduba, Roma, Uruguai, Vila Rui Barbosa, São Caetano, Alto de Peru, Santa Mônica, Bom Juá, Retiro, Arraial do Retiro, Engomadeira, Resgate, Doron, Saboeiro, Santo Inácio, Narandiba, Estrada das Barreiras e São Gonçalo.
Outros bairros têm previsão de regularização para hoje. São eles: parte alta do Bonfim, parte da Liberdade, Boa Vista de São Caetano, Capelinha, Fazenda Grande do Retiro, Pernambués, Tancredo Neves, Arenoso, Calabetão, Mata Escura e Sussuarana.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade