icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Auxílio suspenso

Após bloqueio, beneficiários do CadÚnico formam fila para recadastramento

Bloqueio de mais de 1,2 mi de pessoas foi anunciado no dia 12 de abril. Pessoas têm 60 dias para realizar as comprovações

foto autor

Redação iBahia

24/04/2023 às 7:26 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Após bloqueio, beneficiários do CadÚnico formam fila para recadastramento
Foto: Tarsilla Alvarindo / TV Bahia

A sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) amanheceu com uma grande fila de beneficiários com o Bolsa Família suspenso. O bloqueio foi anunciado pelo Governo Federal no dia 12 de abril e efetivado dois dias depois.

Na prática, 1,2 milhão de pessoas tiveram o auxílio suspenso. Elas dizem morar sozinhas e passaram a receber o benefício durante o período eleitoral, no segundo semestre de 2022. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, esse grupo terá 60 dias para recadastrar as informações e demonstrar que, de fato, preenche os requisitos para acessar o benefício.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

O aviso do bloqueio foi enviado pelo aplicativo do Cadastro Único e por SMS. E quem não atualizar as informações ou comprovar que mora sozinho pode ter o Bolsa Família cancelado de forma definitiva. Se o beneficiário comprovar que compõe uma "família de uma pessoa só" e tem direito ao benefício, essas parcelas bloqueadas serão depositadas de forma retroativa.

O governo já começou a informar os beneficiários que estão com Bolsa Família suspenso. A mensagem enviada tem o seguinte formato (sem acentuação e pontuação):

"Benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até 16 de junho e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família. Mais informações: ligue 121 - motivo: ave unipessoal cód. P1-76"

VEJA O QUE FAZER PARA ATUALIZAR O BENEFÍCIO

> O cidadão que realmente mora sozinho deve procurar um posto de atendimento do Cadastro Único no município onde mora.

> É preciso levar documentos pessoais e comprovante de residência para atualizar o cadastro. Além disso, no local, será necessário assinar um termo informando que mora sozinha.

> Após a regularização, o município irá desbloquear o cadastro e, em seguida, o benefício será pago, com a liberação de todas as parcelas bloqueadas.

VEJA O QUE FAZER SE VOCÊ SE CADASTROU COMO FAMÍLIA UNIPESSOAL, MAS MORA COM OUTRAS PESSOAS:

> O cidadão que mora com a família, mas se cadastrou como unipessoal pode solicitar o cancelamento do cadastro pelo app do Cadastro Único.

> No aplicativo, é preciso informar o login e a senha e entrar em “Consulta completa”, onde haverá a opção de cancelar o cadastro.

> Depois, é necessário agendar um atendimento para fazer um novo cadastro corretamente, incluindo seus dados na família com a qual vive.

> Se estiver nas regras de pagamento do programa, passará a receber o valor.

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador