A sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) amanheceu com uma grande fila de beneficiários com o Bolsa Família suspenso. O bloqueio foi anunciado pelo Governo Federal no dia 12 de abril e efetivado dois dias depois.
Na prática, 1,2 milhão de pessoas tiveram o auxílio suspenso. Elas dizem morar sozinhas e passaram a receber o benefício durante o período eleitoral, no segundo semestre de 2022. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, esse grupo terá 60 dias para recadastrar as informações e demonstrar que, de fato, preenche os requisitos para acessar o benefício.
Leia também:
O aviso do bloqueio foi enviado pelo aplicativo do Cadastro Único e por SMS. E quem não atualizar as informações ou comprovar que mora sozinho pode ter o Bolsa Família cancelado de forma definitiva. Se o beneficiário comprovar que compõe uma "família de uma pessoa só" e tem direito ao benefício, essas parcelas bloqueadas serão depositadas de forma retroativa.
O governo já começou a informar os beneficiários que estão com Bolsa Família suspenso. A mensagem enviada tem o seguinte formato (sem acentuação e pontuação):
"Benefício bloqueado por averiguação. Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até 16 de junho e atualize seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família. Mais informações: ligue 121 - motivo: ave unipessoal cód. P1-76"
VEJA O QUE FAZER PARA ATUALIZAR O BENEFÍCIO
> O cidadão que realmente mora sozinho deve procurar um posto de atendimento do Cadastro Único no município onde mora.
> É preciso levar documentos pessoais e comprovante de residência para atualizar o cadastro. Além disso, no local, será necessário assinar um termo informando que mora sozinha.
> Após a regularização, o município irá desbloquear o cadastro e, em seguida, o benefício será pago, com a liberação de todas as parcelas bloqueadas.
VEJA O QUE FAZER SE VOCÊ SE CADASTROU COMO FAMÍLIA UNIPESSOAL, MAS MORA COM OUTRAS PESSOAS:
> O cidadão que mora com a família, mas se cadastrou como unipessoal pode solicitar o cancelamento do cadastro pelo app do Cadastro Único.
> No aplicativo, é preciso informar o login e a senha e entrar em “Consulta completa”, onde haverá a opção de cancelar o cadastro.
> Depois, é necessário agendar um atendimento para fazer um novo cadastro corretamente, incluindo seus dados na família com a qual vive.
> Se estiver nas regras de pagamento do programa, passará a receber o valor.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!