Há um ditado popular que diz que Salvador é uma cidade cercada de Brotas por todos os lados. E na hora de escolher um bairro para morar, a maioria dos baianos que estão procurando uma casa ou apartamento escolhe a região de Brotas como a preferida entre bairros da capital e cidades da Regiao Metropolitana de Salvador. Foi o que identificou pesquisa realizada pelo grupo Radar Imobiliário, que ouviu 3.120 entrevistados economicamente ativos, em 23 bairros, em novembro de 2015.
A pesquisa mostra que a maioria dos entrevistados (9%) colocou Brotas na liderança das intenções de moradia. Em segundo lugar ficou Lauro de Freitas (8%), seguida por Itapuã (7%), Cajazeiras (7%), Imbuí (6%) e Cabula (6%). Segundo o corretor de imóveis Juliano Nogueira, a escolha por Brotas é basicamente por dois motivos: localização e imóveis maiores. “Brotas está perto de tudo e isso conta muito para as pessoas por conta dos engarrafamentos e isso é um fator muito decisivo nos dias de hoje para quem quer mudar de residência. Outra coisa fundamental em Brotas é que tem muito imóvel antigo à venda e eles são maiores e, por conta disso, as pessoas têm buscado essa região com mais intensidade”, explica.
O especialista em mercado imobiliário Manuel Gomes, que é responsável pela pesquisa, revelou que “os entrevistados buscam uma região que tenha por perto academia, banco, escola, farmácia, restaurante e supermercados, respectivamente”. Na pesquisa desse ano, a Pituba deixou de ser o bairro mais procurado pelo público. “A acessibilidade foi um ponto forte apontado pela pesquisa. A Pituba continua sendo um bairro muito procurado, mas assim como a gente vê que tem muitas pessoas querendo mudar para lá, percebemos que muitos moradores da região estão querendo comprar imóveis em outros lugares, não sendo tão apegados ao bairro”, explica Manoel.
Para o corretor de imóveis Murilo Rocha, que trabalha com unidades de Brotas e região, o clima familiar também é levado em consideração para quem opta por morar na região de Brotas (que engloba localidades como Campinas de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Acupe de Brotas, Cosme de Farias, Pitangueira de Brotas, Vila Laura, Luís Anselmo, Candeal Pequeno, Cidade Jardim e Matatu de Brotas).
“Muita gente que já mora em Brotas decide ficar no bairro quando casa e vai constituir sua própria família, por exemplo. Isso faz com que o interesse pelo bairro seja mantido na sua essência familiar. Isso acontece também pelo fato das construções antigas serem predominantes na região, apesar de haver empreendimentos novos. Aqui tem um clima de interior. Você acha gente jogando dominó na esquina, vendendo frutas na porta e até leite”, esclarece.
O profissional autônomo Hermiton Espinola mora em Brotas há mais de 10 anos e quando decidiu comprar um apartamento não teve dúvida sobre continuar na região. “É um bairro central, com saída para as principais avenidas de Salvador, que tem tudo por perto: banco, supermercado, farmácia. Eu e minha esposa temos amigos e familiares que moram aqui também, e não queríamos nos distanciar”, explica. O apartamento comprado na planta tem infraestrutura completa com academia, piscina e brinquedoteca.
Daqui não saioOs moradores de Brotas costumam se apegar ao bairro. É o caso da advogada Juçara Amorim que se mudou da Mouraria para um apartamento no Engenho Velho de Brotas, há dois anos, onde mora com a mãe e a irmã. Na época, além de ser uma ótima oportunidade de compra, o que chamou atenção para o imóvel foi a proximidade com farmácias, padarias e supermercados. “Estou começando a procurar um apartamento para mim e quero continuar em Brotas. É uma região central, com toda a infraestrutura de serviços, e não preciso me deslocar muito para ir ao banco, por exemplo”.
Outra que não abre mão de Brotas é a comerciante Ana Maria Santos que mora e trabalha na região. “Criei meus filhos aqui e não faço questão de sair de Brotas. É um lugar maravilhoso de se morar”.
Lauro de FreitasA pesquisa do Radar Imobiliário identificou que a cidade de Lauro de Freitas conquistou o segundo lugar na pesquisa de intenções. “No passado, o município era procurado por ter preços mais em conta do que Salvador. Nos últimos anos, essa procura caiu mais por conta do trânsito, e agora retorna na intenção de compra. Apesar de termos feito uma pesquisa focada em Salvador, Lauro se destacou dentre as regiões mais procuradas”, destaca.
Corretora de imóveis que atua na região de Lauro de Freitas, Vera Lúcia Nogueira já percebeu esse movimento de procura por imóveis na cidade. “Há uma expansão imobiliária muito grande em Lauro e isso tem atraído muita gente pra cá pela questão de preço e também de imóveis mais novos e com infraestrutura diferenciada”, diz.
Colaborou Juliana Montanha
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade