icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Chuva volta provocar deslizamentos de terra em Salvador

Uma das áreas atingidas foi a comunidade do Barro Branco, na Avenida San Martin

foto autor

04/05/2016 às 11:06 • Atualizada em 01/09/2022 às 13:45 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
A chuva que caiu durante a noite de ontem e a madrugada desta quarta-feira (4) em Salvador voltou a provocar deslizamentos de terra e alagamentos de imóveis. Segundo a Defesa Civil, até as 9h26 de hoje foram registradas 25 solicitações de emergência e 12 deslizamentos de terra na capital baiana.
Foto: Amanda Palma/ Correio
A chuva que caiu durante a noite de ontem e a madrugada desta quarta-feira (4) em Salvador voltou a provocar deslizamentos de terra e alagamentos de imóveis. Segundo a Defesa Civil, até as 9h26 de hoje foram registradas 25 solicitações de emergência e 12 deslizamentos de terra na capital baiana .
Uma das áreas atingidas foi a comunidade do Barro Branco, na Avenida San Martin. A água da chuva misturada com o barro das encostas invadiu algumas residências e, por medida de segurança, os próprios moradores resolveram sair de suas casas com medo de novos desabamentos.
Equipes da Limpurb foram encaminhadas na manhã de hoje até o local para remover a lama espalhada pelas ruas da comunidade. Os moradores que passaram a noite fora também voltaram ao local para limpar as casas.
Quem ficou em casa passou a noite em claro. Foi o que aconteceu com a cabeleireira Magicele Passos, de 42 anos. Ela estava em casa com o marido e os filhos, de 14 e 18 anos, quando a chuva engrossou.
Preocupada, Magicele não conseguiu dormir e viu o momento em que a água invadiu o salão de beleza e foi parar na sala de sua casa. "Se eu não tivesse levantado, ia perder todos os meus móveis. A gente não consegue mais dormir", lembrou a cabeleireira, que contou com a ajuda da família para tirar a lama a tempo.
A dona de casa Mariene Vasconcelos Silva, 65, também passou por sufocos durante a madrugada de chuva. Ela mora com a mãe de 94 anos e a irmã cega e, por isso, teve que tirar toda a lama que invadiu a casa sozinha.
Foto: Amanda Palma/ Correio 24h
"Quando eu vi tava tudo boiando. A lama nunca tinha invadido minha casa antes. Agora vamos ter de fazer uma proteção para que ela não entre mais", explica a idosa. "Quando o barro começou a descer chovendo, parecia um rio", lembra.
Ocorrências
Além dos 12 deslizamentos de terra, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou quatro alagamentos de imóveis, três ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, três ameaças de deslizamento de terra, um desabamento parcial e uma infiltração.
Segundo a Codesal, não há registro de feridos. O órgão permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
No bairro do Stiep uma árvore caiu e derrubou o muro de uma casa. Parte da árvore ocupou a via, comprometendo o trânsito na região. A Seman foi acionada para remover a vegetação da rua. A Transalvador também esteve no local para organizar o fluxo de veículos.
Com informações da repórter Amanda Palma.
Correio24horas

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador