Conselho discute corte de verba na cultura da Bahia


CEC promove Sessão Plenária para discutir cortes na cultura

Desde quando foram anunciadas as ações de contingenciamento pelo governo do Estado da Bahia, a classe artística tem se mobilizado para questionar e encontrar soluções para continuidade dos projetos que estavam previstos para 2013. Para debater sobre o corte de verba no setor cultural, o Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC) realiza Sessão Plenária na próxima quarta (09), das 9h às 14h, na sede do órgão, no Campo Grande.

Veja também:
Atividades da 15ª edição do Quarta que Dança estão adiadas; entenda
SecultBA anuncia adiamento de inscrições para editais setoriais 2014
Editais Temporada Verão Cênico e Ação Poética nas Comunidades são revogados; entenda

Artistas, produtores e grupos culturais terão a chance de debater o assunto com representantes do poder público. A mesa de debate será mediada pelo presidente do Conselho Estadual, Márcio Caires. Foram convidados o secretário de Cultura do Estado (SecultBA), Albino Rubim, um representante da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e do Ministério da Cultura (MinC).

O deputado Álvaro Gomes – presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia-, o presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia (SATED), Fernando Marinho, e o representante dos Colegiados Setoriais, o diretor e ator de teatro Eurico de Freitas Neto, mais conhecido como Gordo Neto, são esperados na Sessão.

A Sessão Plenária no Conselho Estadual foi motivada pelo anúncio das medidas de contenção de despesas do governo, por meio dos decretos 14.682/13 e 14.710/13, que resultaram no cancelamento e adiamento de algumas atividades apoiadas por editais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e pelos recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).
 
Sessão Plenária sobre corte de verba na Cultura
Data – 09 de outubro, das 14h às 17h
Local – Sede do Conselho Estadual de Cultura (Campo Grande)